quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Defendida criação de depósitos para resíduos da construção civil


Defendida criação de depósitos para resíduos da construção civil

Programa

Luanda - O engenheiro Agostinho da Silva defendeu hoje (terça-feira), em Luanda, a criação de áreas adequadas para a deposição de entulho, com vista a evitar-se o abandono dos resíduos da construção em locais inapropriados.
"O país está em crescimento em termos de construção e o entulho gerado nas obras é muito significativo e pode servir como indicador do desperdício de material, daí a importância de áreas apropriadas para o descarte de resíduos vindo das empreitadas", disse.
Em declarações à Angop, o engenheiro disse que os impactos deste processo são visíveis e o acúmulo de inertes de construção em áreas urbanas produz impacto visual, compromete a qualidade do solo para uso em jardinagem, bem como serve de abrigo para vectores de doenças.
A acumulação de resíduos das construções, de acordo com ele, pode ainda afectar o tráfego de veículos e pedestres, comprometendo a qualidade ambiental do espaço urbano.
Para Agostinho da Silva, há ainda o potencial poluidor de materiais tóxicos presentes nos entulhos como chumbo e outros metais presentes em tubulações antigas e tintas, pelo que a sua deposição em aterros ou terrenos baldios pode favorecer a contaminação do solo e do lençol freático.
Indicou que a eliminação e mitigação destes impactos vão além da criação de "bota-fora", que são aterros localizados em pontos distantes de uma cidade e que, na sua maioria, são focos dos problemas supra-citados.
Diante destes fatos, segundo o especialista, é possível concluir a necessidade de uma intervenção que aponte para o traçado de novos métodos para a gestão pública de resíduos de construção civil e demolição.
Fez saber que outro factor de grande relevância é a influência dos resíduos da construção civil nos aterros sanitários que, de acordo com ele, pode reduzir a vida útil dos aterros.
"É importante e urgente que as autoridades encontrem novas áreas para disposição dos resíduos, por forma evitar a degradação do meio ambiente", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !