domingo, 17 de novembro de 2013

Da feira à mesa


HÁBITOS SAUDÁVEIS

Da feira à mesa

Hábitos simples como ir à feira ou preparar a comida em casa podem fazer toda a diferença na nossa saúde. É nisso que acredita Marlene Monteiro da Silva e Veruska Magalhães Scabim. Leia, abaixo, a entrevista com a dupla de especialistas em alimentação


Nancy D. Regan/Creative Commons

O jeito como nos alimentamos mudou, certo? Sim. E isso não é de hoje. Começou junto com a Revolução Industrial (meados do século 18), que mudou nosso padrão de alimentação e também de gasto energético. Com o tempo, fomos dando preferência para alimentos cada vez mais fáceis de fazer. E, nas últimas décadas, a disponibilidade desses itens também teve um aumento brutal. Os alimentos preparados tiveram um crescimento de mais de 200%.

Estamos comendo mal?O que existe hoje é um desconhecimento dos alimentos. Em torno de 15% das pessoas consomem frutas e hortaliças na medida recomendada, que é de cinco porções por dia. A maior parte da população quer alimentos de preparo fácil. O feijão, prato básico do brasileiro, teve uma redução de seu consumo em 30%. Mas o consumo de comidas preparadas na rua ou processadas só aumentou. As pessoas não vão mais à feira, nem ao campo. E com isso acabam se distanciando das formas de produção. Muitas crianças não sabem reconhecer uma fruta. Os resultados disso já são visíveis. Na década de 1970, o governo se preocupava com a desnutrição. Hoje, mais de 30% das crianças estão com excesso de peso.

Qual a influência da família na alimentação?É grande. Se não existe o hábito de comer alimentos saudáveis em casa, não tem como incorporar isso na vida dos pequenos, por exemplo. É na família que se tem a construção da personalidade. Hoje, muitos meninos e meninas não têm tempo para brincar, para sentar à mesa, e as guloseimas estão sempre à mão. O preparar a refeição em casa é importante na formação dos filhos. Eles precisam sentir o cheirinho da comida pela casa, precisam sentar para comer. Uma cena comum em um restaurante é ver todos juntos, mas cada membro da família está mais interessado no seu gadget no que em conversar.

É possível mudar essa situação?Para isso é preciso formar o hábito alimentar. E é em casa que isso começa. As famílias precisam olhar para trás e reaprender como fazer algo tão simples, mas tão importante: preparar sua própria refeição e sentar-se à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !