domingo, 13 de outubro de 2013

Lixo Zero no Rio aplica quase 3 mil multas após 39 dias de implantação

Lixo Zero no Rio aplica quase 3 mil multas após 39 dias de implantação

Programa começou no dia 20 de agosto, no Centro.
Até esta sexta (27) foram aplicadas 2.992 multas, segundo Comlurb.

Do G1 Rio
BairrosMultas
Centro1840
Copacabana334
Leblon262
Ipanema157
Botafogo127
Gávea82
Lagoa44
Tijuca40
Urca33
Jardim Botânico29
Laranjeiras9
Catete9
Flamengo7
Humaitá7
Leme7
Cosme Velho3
Glória2
Total2992
Após 39 dias de implantação o programa Lixo Zero, que começou a multar quem suja as ruas do Rio, aplicou quase 3 mil multas. Segundo a Comlurb, até as 17h desta sexta-feira (27), o total de multas chegou a 2.992 (veja tabela completa ao lado).
Os números foram computados desde 20 de agosto, quando o projeto foi iniciado no Centro, onde há maior número de infrações: 1.840 multas. Na noite desta sexta, a empresa vai realizar a primeira ação de conscientização na Lapa.
Na Zona Sul, os bairros que mais registraram multas são: Copacabana (334), seguido do Leblon (262), Ipanema (157), Gávea (82), Botafogo (127). Em seguida estão a Lagoa e a Gávea com 44 multas e a Urca com 33 e Jardim Botânico com 29 infrações. 

Já os bairros que registraram os menores índices de infrações foram a Glória, com duas multas, e o Cosme Velho, com três. No Flamengo, Humaitá e Leme os agentes aplicaram o total de sete infrações. Larajeiras e Catete tiveram nove multas cada um.
Na Tijuca,  onde o programa começou nesta terça-feira (24) foram aplicadas 40 multas. O Programa Lixo Zero prevê multas de R$ 98 a R$ 3 mil para quem descartar lixo em áreas públicas de maneira irregular.
Segundo o presidente da Comlurb, Vinícius Roriz, a companhia registrou 34 pedidos de recursos em sua ouvidora. No entanto, ainda segundo Roriz, uma pesquisa feita com 418 pessoas, mostrou que o programa foi aprovado. "Tivemos uma melhora muito expressiva na rua que pode ser percebida por todos. Acho que ainda temos sim o que melhorar e aprimorar, mas por esse balanço, conseguimos ver a receptividade de todos", declarou.
Redução de lixo
Ainda segundo Roriz, os bairros que passaram pelo Programa Lixo Zero, tiveram redução de lixo no chão. No Centro, a redução foi de 50%, em Copacabana foi 46%. Em Ipanema, Leblon, Lagoa, Gávea e Jardim Botânico, 42%.
Outro método que será utilizado pela Comlurb é o Índice de Limpeza Urbana. Segundo o presidente, a metodologia será implantada até o final do ano com o objetivo de medir o ambiente de limpeza de cada região da cidade.
Os próximos bairros que vão receber o programa serão Méier, Madureira e Tijuca, na Zona Norte e Campo Grande, na Zona Oeste.
Campanha Lixo Zero chega à região da Tijuca (Foto: Mariucha Machado/ G1)Campanha Lixo Zero na região da Tijuca (Foto: Mariucha Machado/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !