quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Banco Mundial: pobres sofrerão mais com mudança do clima

Banco Mundial: pobres sofrerão mais com mudança do climaJosé Eduardo Mendonça - 


Relatório aponta África e Ásia como mais atingidos
O Banco Mundial, muito criticado por seus investimentos em usinas a carvão – postura que, afirma, anda abandonando – está começando a comprometer bilhões de dólares em prevenção de enchentes, gerenciamento de água e outros projetos, na tentativa de ajudar grandes cidades asiáticas a evitar o impacto esperado da mudança do clima. Este é mais um exemplo de como se tornou curto o horizonte para o alívio dos efeitos do aquecimento global.
Lugares como Bangkok, Jacarta e Ho Chi Minh são agora considerados “hot spots” e sofrerão muito com a elevação do nível do mar e a violência maior de tempestades tropicais.
Funcionários do banco disseram esta semana que os efeitos não são mais considerados um risco distante, mas quase uma certeza “em nosso período de planejamento” nos próximos 20 anos.
Em estudo divulgado hoje, a instituição projetou que grandes partes de Bangkok serão inundadas em 2030. Um sistema de controle de enchentes construído em Ho Chi Minh há apenas uma década não é mais considerado adequado e precisa de uma reforma de U$ 2 bilhões, disse Rachel Kyte, sua vice-presidente para o ambiente e desenvolvimento sustentável. O sistema “foi feito para um cenário que não existe mais,” afirmou ela.
Cientistas em todo mundo concordam que o aquecimento global deve ficar contido em 2Cº até o final do século para que se evite consequências catastróficas. Há estudos mostrando ser possível se chegar ao dobro disso. Mas o Banco Mundial resolveu se ater à perspectiva mais sóbria em seu estudo.
O impacto é substancial, e recai com mais peso sobre nações menos desenvolvidas, como as da África Subsaariana, assim como sobre partes da Ásia mais sujeitas a enchentes e tempestades tropicais.
Ruim para os milhões que vivem abaixo da linha de pobreza, e para aqueles que serão forçados de volta a ela, porque a mudança do clima está solapando o desenvolvimento econômico em países mais pobres, alerta o documento, segundo o Euractiv.
A escassez de alimentos estará entre as primeiras consequências em duas décadas, além de danos a cidades e a intensificação de processos migratórios, causas potenciais de conflitos.
Foto: Håkan Tropp/SIWI/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !