terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ar é o mais poluído dos últimos 800 mil anos

Ar é o mais poluído dos últimos 800 mil anos


Divulgado na última sexta-feira (27), o relatório produzido pelos especialistas do IPCC concluiu que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera é a maior em, pelo menos, 800 mil anos.  Segundo os pesquisadores, os índices do gás poluente aumentaram em 40% desde a era pré-industrial, devido, principalmente, à queima de combustíveis fósseis no mundo inteiro.
O documento foi produzido em Estocolmo, pelos membros do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), que são especialistas ambientais das Nações Unidas. O relatório possui 36 páginas, e explica que, em todo este tempo, os oceanos absorveram boa parte do das emissões de carbono na atmosfera – o que, dentre outras características, também causou o aumento da acidez e diminuiu a capacidade de as águas regularem o clima em várias partes do mundo.
Os especialistas do IPCC também notaram que, há pouco mais de 60 anos, as emissões vêm aumentando consideravelmente. "O aquecimento do sistema climático é inequívoco, e desde os anos 1950, muitas das mudanças observadas não têm precedentes em décadas ao milênio. A atmosfera e o oceano aqueceram, a quantidade de neve e gelo diminuiu, o nível do mar subiu e as concentrações de gases de efeito estufa aumentaram", resume o relatório.
Conforme publicou recentemente o CicloVivo, o relatório responsabiliza o homem por boa parte das mudanças climáticas – eles advertiram, com 95% de certeza, que os humanos têm culpa pelo aquecimento global e pelos eventos climáticos extremos. Ao manter o ritmo atual de emissões, os especialistas do IPCC também acreditam que as temperaturas podem aumentar em 2ºC até o fim do século. Com informações do Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !