domingo, 20 de outubro de 2013

Agricultor orgânico de 14 anos difunde alimentação consciente pelo mundo





O adolescente norte-americano Birke Baehr, de apenas 14 anos, já é reconhecido por sua atuação a favor do consumo consciente de alimentos. Ele é palestrante, autor e futuro fazendeiro. Somado a isso, ele ainda defende a produção orgânica e local.
O interesse pelo sistema de alimentação surgiu quando Baehr tinha apenas oito anos. Três anos depois, ele estava no TEDxNextGeneration, evento que destaca projetos inovadores de adolescentes para mudar o mundo. Na ocasião, ele falou sobre os problemas relacionados ao modelo atual de alimentação, sendo o palestrante mais jovem a se apresentar.
A partir daí, Baehr não parou mais de palestrar e realizar trabalho voluntário em fazendas de produção orgânica pelos Estados Unidos. Ele escreveu o livro “Birke na Fazenda – A história da busca de um garoto por comida de verdade”, que foi lançado no ano passado em inglês, e também possui um site próprio.
Entre as críticas, o garoto fala da exposição excessiva de crianças ao marketing de alimentos pouco saudáveis. Curioso, ele começou a pesquisar a origem de certos tipos de comida, e percebeu, ainda na infância, a quantidade de industrializados feitos com uso intensivo de agrotóxicos, aditivos artificiais, hormônios e similares.
Com a descoberta, ele assumiu o compromisso de se tornar um agricultor orgânico. A defesa baseia-se, principalmente, na Agricultura Regenerativa – conceito que leva em consideração a recuperação do solo através do cultivo, do meio ambiente e também da comunidade.
O exemplo do garoto mostra que a mudança nos hábitos alimentares não é difícil como muitos imaginam, e que cada indivíduo pode incentivar uma forma de consumo mais consciente no local em que vive, estimulando uma iniciativa que será reproduzida por diferentes pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !