quarta-feira, 16 de outubro de 2013

12 regras de etiqueta que facilitam a vida no trabalho

12 regras de etiqueta que facilitam a vida no trabalho

Confira o que especialistas consultadas por EXAME.com recomendam quando o assunto é etiqueta profissional

mar Paixão / VOCÊ S/A
Funcionários no escritório da Cisco em São Paulo
Escritório da Cisco em São Paulo: ao eliminar as paredes, o som se propaga mais facilmente e por isso especialistas recomendam equilíbrio no tom de voz
São Paulo – Se em um primeiro momento é a sua capacidade técnica que o leva a se destacar, a sua habilidade comportamental é essencial para encurtar o caminho até o topo da trajetória de carreira.
E é nesse ponto que entram em cena algumas regrinhas fundamentais de etiqueta profissional. Respeitá-las, diz Maria Aparecida Araújo, proprietária da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, facilita a convivência com pares, chefes e subordinados e vai colocá-lo na rota mais curta até uma promoção de cargo. 
Por isso, EXAME.com reuniu os principais conselhos dos especialistas em relação a este tema. Confira:
1 Respeito
“A regra de ouro é tratar o outro como gostaria de ser tratado”, diz Maria Aparecida. Ou seja, não faça nunca para o outro o que não quer que seja feito para você. E isso vale para todo os níveis de interação: vertical para cima ( relação com chefes), horizontal ( relação com pares) e vertical para baixo (com seus subordinados). 
Olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você, em vez de continuar mexendo no celular, é também um sinal de respeito, de acordo com Fabiana Góes, da Search. “ Hoje em dia, com tantas tecnologias, parar para prestar atenção quando falam com você é também um regra de etiqueta”, diz.
2 Privacidade
Você provavelmente passa mais tempo do dia com o pessoal do escritório do que com seus familiares e amigos. “Mas isso não dá o direito de invadir a privacidade deles”, diz Maria Aparecida.
Espere a iniciativa do colega de contar algo pessoal, não force nenhuma situação e evite fazer perguntas invasivas. Ao notar que algo não vai bem, coloque-se à disposição para conversar, se quiser, mas sempre espere a outra pessoa tomar a iniciativa. “Tudo vai depender do tipo de relacionamento que há entre os colegas”, diz Fabiana. Quanto maior o grau de intimidade, maior abertura para entrar em determinados assuntos.
“Uma pessoa que invada a privacidade de outra no ambiente de trabalho vai ser vista como indelicada, inconveniente, e pode ser preterida em uma promoção”, diz Fabiana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !