terça-feira, 10 de setembro de 2013

WORKSHOP DEFINE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS

WORKSHOP DEFINE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS
06/ 09/ 2013

Quando: Segunda, quarta e quinta-feira (9, 11 e 12 de setembro); das 9h às 17h
Onde: Jardim Botânico - Solar da Imperatriz (Rua Pacheco Leão 2040, Jardim Botânico)

Para consolidar a lista oficial de Espécies Exóticas Invasoras no Estado do Rio de Janeiro, a Superintendência de Biodiversidade e Florestas (SBF), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), juntamente com Instituto Hórus realizam workshop nesta segunda- feira, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio.
Mais de 40 instituições governamentais e ligadas a pesquisa participam da oficina que tem como objetivo selecionar as espécies que vão entrar na lista oficial.
Além do documento, durante o evento também será elaborado o Programa Estadual para Gestão de Espécies Exóticas Invasoras do Estado do Rio de Janeiro.
A formulação de listas oficiais é o “pontapé inicial” para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o controle e o monitoramento da presença dessas espécies em unidades de conservação estadual (UCs).

Cerca de 174 espécies exóticas invasoras da flora e fauna terrestre, dulcícola e marinha no Estado do Rio de Janeiro serão categorizadas em dois grupos. No grupo um, fica proibido o comércio, doação ou soltura. O transporte e as pesquisas devem ser previamente autorizados.
Já o grupo dois, refere-se às espécies que podem ser utilizadas para cultivo ou criação em condições controladas, com restrições, sujeitas à regulamentação específica.
A superintendente de Biodiversidade e Florestas, Alba Simon, participa do evento, que conta também com parceria do Instituto estadual do Ambiente (Inea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !