quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Tapete verde

Tapete verde

Holanda aposta em pavimento que absorve poluição e rede de carregadores rápidos para promover sustentabilidade

-  A  A  +
André Paixão Quatro Rodas 
Jonatan Sarmento

A Holanda, que tem o quarto melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do mundo e é considerada um dos melhores países para viver, tem diversos projetos voltados para a sustentabilidade. Dois deles prometem deixar o ar das ruas do país mais limpas. Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven criaram um concreto que absorve os poluentes emitidos pelos veículos, transformando os resíduos em elementos químicos não nocivos ao meio ambiente. 


Os estudos começaram em 2008, mas os resultados acabam de ser divulgados. Depois de pavimentar um trecho de 1 km de uma via na cidade de Hengelo com o material, os pesquisadores concluíram que a concentração de óxido de nitrogênio caiu até 45%. Pronto para ser lançado no mercado, o pavimento é 50% mais caro que os blocos convencionais, apesar de o impacto no custo total de uma estrada ser de apenas 10% do total. 

Além da nova tecnologia, a Holanda deverá ter até 2015 a maior rede de carregadores rápidos para veículos do mundo. Isso será possível graças à parceria entre a ABB e a Fastned, empresas do ramo de energia daquele país. Os novos postos de recarga serão construídos pela Fastned, seguindo um padrão visual e adotando medidas como painéis solares para auxiliar na captação de energia
Já os aparelhos de recarga ficarão a cargo da companhia suíça ABB. Eficientes, são capazes de recarregar um carro elétrico entre 15 e 30 minutos.

Ao todo, o governo holandês licitou 245 pontos de recarga, com o objetivo de limitar a distância entre dois pontos de recarga para até 50 km. A parceria ABB-Fastned ficou responsável por 201 desses locais. As primeiras unidades começam a ser entregues ainda em setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !