terça-feira, 24 de setembro de 2013

15 novas espécies de pássaros são descobertas na Amazônia


15 novas espécies de pássaros são descobertas na Amazônia




Os pássaros são, de longe, o grupo de vertebrados mais bem conhecido. Agora, calcule a surpresa da comunidade ornitóloga quando um grupo do Museu de História Natural de Louisiana divulgou a descoberta de novas espécies de pássaros na Floresta Amazônica.
Mas neste caso específico, a equipe liderada por Bret Whitney não descobriu uma ou duas espécies… e sim quinze. Este é o maior número catalogado de uma vez só desde 1871, e serve para mostrar que temos muito a aprender sobre a floresta tropical mais importante do mundo.
Para fazerem estas descobertas os membros da equipe contaram com imagens por satélite, gravações digitais dos sons locais, análises de DNA e um alto poder de computação. Ainda assim, as descobertas dependem e muito da exploração in loco, tornando necessária a viagem até as remotas áreas da Floresta Amazônica. A maioria das espécies foi identificada pelos cantos e chamados sonoros.
A equipe contou com mais de 30 autores para descrever as 15 espécies, e incluem ornitólogos da Argentina, Colômbia, EUA, e é claro, o Brasil. Mario Cohn-Haft (do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus) e Alexandre Aleixo (do Museu Paraense Emílio Goeldi em Belém) receberam seus Doutorados no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Louisiana, e participaram do projeto com Luís Fabio Silveira do Museu de Zoologia da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !