sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sistema aumenta produção agrícola sem usar água ou fertilizantes

Sistema aumenta produção agrícola sem usar água ou fertilizantes


Agricultores mexicanos desenvolveram um novo produto capaz de economizar a água utilizada para irrigar as plantações e ainda diminuir o uso de fertilizantes no solo. Chamado de Solid Rain(livremente traduzido para “chuva sólida”), o produto deve ser colocado na terra em que estão plantadas as culturas, a fim de garantir que elas se desenvolvam mesmo em localidades secas.
Por ser um polímero superabsorvente, o composto dispensa o uso de água nas plantações, pois “puxa” a água e os sais minerais para a região das raízes das plantas. A substância é vendida em pó, num pequeno pacote, para ser colocada ao redor dos vegetais. Os usuários podem aplicar o produto diretamente no solo, ou, ainda, hidratá-lo com água, potencializando a ação no plantio.
Um teste de qualidade mostrou que a produtividade das culturas analisadas chegou a aumentar em 300% com o uso do composto, que dispensa água ou fertilizantes que danificam não apenas o ambiente, mas também a saúde das pessoas. Nas plantações de feijão analisadas, por exemplo, o rendimento foi de três toneladas por hectare tratado com o Solid Rain – enquanto isso, nas áreas sem o produto, a safra chegou a apenas 450 kg.
Os criadores do Solid Rain dizem que, mesmo com a aplicação em uma vegetação rasteira em desenvolvimento, seria necessário regar as plantas apenas 35 vezes por ano até que elas se desenvolvam por completo, ainda que estes vegetais estejam em locais secos ou áridos.
O uso da substância também aumentou o desempenho nas culturas de aveia: o rendimento foi de cinco toneladas do cereal nas áreas com o produto. Já nas plantações sem a “chuva sólida”, o desempenho foi 50% menor. As informações são do Grist.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !