sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Paraíso nas alturas

Paraíso nas alturas

A mil metros de altitude, o Parque Estadual do Ibitipoca é eleito um dos melhores do paísJoão Renato Faria Veja BH -


João Marcos Rosa


Os quarenta anos de história do Parque Estadual do Ibitipoca foram comemorados com uma premiação especial. Com cerca de 1.500 hectares de Mata Atlântica preservada, ele foi eleito neste mês, pelo site especializado em turismo TripAdvisor, o terceiro melhor da América Latina e o segundo do país, perdendo apenas para o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 



Distrito da cidade de Lima Duarte, Conceição do Ibitipoca vive em função do turismo ecológico, que, em 2012, atraiu 55 mil pessoas. Quem chega ao município ainda precisa subir por uma estrada de 23 quilômetros – quase toda ela de terra – até chegar ao povoado, a mil metros de altitude. A vila, uma das primeiras a ser habitadas em Minas Gerais, ainda no século XVII, foi colonizada por portugueses em busca de ouro. 



O ideal é ficar hospedado em uma das pousadas do lugar, já que não dá para conhecer todo o parque em um só dia. Gastam-se algumas horas para percorrer os três bem sinalizados circuitos que levam a cachoeiras como a da Pedra Furada e a dos Macacos, fora as grutas, as piscinas naturais e os picos como o da Lombada, a mais de 1.700 metros de altitude. 



O esforço vale a pena pela paisagem paradisíaca e pelo contato com a natureza. Durante a subida, não são raros os encontros com animais silvestres como bugios, tucanos e a águia-cinzenta. Para entrar, pagam-se R$ 5, de terça a sexta, e R$ 15, nos fins de semana. O número de visitantes é limitado a 300 durante a semana e a 800 nos sábados, domingos e feriados. 



Além do parque, o que vem atraindo turistas é o Festival Ibitipoca Blues. A edição deste ano está marcada para os dias 23 e 24/08. Entre os artistas convidados estão o gaitista americano Peter “Madcat” Ruth e a banda catarinense The Headcutters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !