quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Como vídeos 'fofos' podem condenar animais à extinção


Como vídeos 'fofos' podem condenar animais à extinção

Estudo associa a proliferação na internet de vídeos domésticos feitos com lóris, primatas ameaçados de extinção, ao aumento da exposição da espécie ao tráfico

Vanessa Barbosa Exame.com 

Reprodução/Youtube


Vídeos de gatos, cachorros e outros animais de estimação são um hit na internet. Mas quando a atração passa a ser uma espécie exótica ameaçada de extinção, a imagem "fofa" pode ser letal. É o que indica um novo estudo publicado na revista científica Plos One, que associa a proliferação de vídeos domésticos feitos com animais em risco de extinção ao aumento da exposição dessas espécies ao comércio ilegal.



Exemplo disso é o vídeo publicado no Youtube em 2009 que mostra um "lóris-preguiçoso" (Nycticebus), chamado Sonya, recebendo carinhos na barriga. O vídeo, que baliza o estudo, foi compartilhado centenas de vezes, reproduzido em sites e replicado até por celebridades em redes sociais.



De acordo com o estudo, a fama online tem um lado sombrio: ela amplia a percepção pública dessa espécie de primata em extinção como pets de estimação ideais, o que promove ainda mais o comércio ilegal - ainda que de maneira indireta.



Outros vídeos similares com lóris-preguiçosos, que se tornaram virais na rede, também ajudam a introduzir esses primatas a uma grande parte da sociedade que normalmente não entraria em contato com eles.



A pesquisa ressalta que apesar do Youtube ser, em parte, policiado pelo público - é possível, por exemplo, denunciar vídeos como "abuso animal" -, nenhuma opção está disponível para os telespectadores denunciarem materiais que retratem animais criados ilegalmente.



"Com essa capacidade de atingir o público, os recursos da Web 2.0, como o YouTube estão entre os meios mais poderosos para aumentar a conscientização da conservação. [...] Ao mesmo tempo, as imagens apresentadas pelos meios de comunicação podem ter efeitos nocivos se os espectadores não sabem o contexto", diz o texto.



E o contexto em questão é brutal. Os primatas são transportados por centenas de quilômetros de seus habitats naturais na China, Vietnã, Laos e Camboja, para serem vendidos, por menos de U$ 15, em feira clandestinas. Eles são transportados em condições precárias, que podem afetá-los fisicamente, e têm os dentes arrancados para se tornarem aptos para posse.



Os pesquisadores analisaram a repercussão do vídeo ao longo de 33 meses. Nos meses iniciais, um quarto dos comentaristas manifestaram interesse em ter um lóris como um animal de estimação, mas a medida que a fatos sobre sua conservação eecologia se tornaram mais disseminados na mídia e por outros comentaristas, este interesse caiu significativamente, sublinha a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !