quinta-feira, 11 de julho de 2013

ROBÔ-ESPIÃO FLAGRA LIGAÇÕES CLANDESTINAS DE ESGOTO NO LEBLON


09/ 07/ 2013
Quando: Quarta-feira (10/7); às 10h
Onde: Rua João Lira, na esquina com Av. Delfim Moreira, no Leblon

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) apresenta, nesta quarta-feira, os primeiros resultados do serviço de teleinspeção de galerias de águas pluviais do bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio. Por este mecanismo móvel de inspeção – uma espécie de carrinho com uma câmera acoplada que funciona como um verdadeiro robô-espião movido à distância –, é possível detectar e corrigir ligações irregulares de esgoto em galerias de águas pluviais.

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, participará do evento, em que serão apresentados os responsáveis pelas primeiras ligações clandestinas de saídas de esgoto flagradas no bairro. Dois imóveis de grande porte – que serão anunciados nesta quarta-feira – são responsáveis pela prática desse tipo de crime ambiental.

Esse trabalho de fiscalização subterrânea, que começou em junho, é importante porque as galerias de águas pluviais do Leblon estão ligadas ou ao canal do Jardim de Alah ou ao canal da Avenida Visconde de Albuquerque, que deságuam na praia. Assim, com o fechamento das ligações clandestinas, o esgoto que ainda é despejado nesses canais deixará de atingir – e poluir – as águas costeiras do Leblon.

Até o momento, a teleinspeção foi realizada em galerias de águas pluviais das avenidas Delfim Moreira, San Martin e Ataulfo de Paiva. Atualmente, o robô-espião já se deslocou para a Rua Humberto de Campos, atrás de outras ligações clandestinas em imóveis residenciais e comerciais.

Iniciativa da SEA, em parceria com a Cedae e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de janeiro (Seconserva), a teleinspeção continuará sendo efetuada em galerias de águas pluviais de ruas do Leblon por mais dois meses. O serviço deverá começara a ser promovido nas galerias pluviais de Ipanema até o final deste ano.

O serviço de teleinspeção faz parte do Programa Sena Limpa, lançado em 2012 pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Com investimentos de R$ 150 milhões, a iniciativa visa a despoluir seis das principais praias do Rio até 2014.

O Sena Limpa é um trabalho conjunto da SEA, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Cedae, da Rio Águas e da Comlurb. Em diferentes etapas, estão sendo executadas obras de recuperação ambiental das praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Bica, na Ilha do Governador.

fonte:Secretaria Estadual do Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !