quinta-feira, 18 de julho de 2013

Quando as flores atacam

Praga Pra Ver SUPER INTERESSANTE

Quando as flores atacam

A destruição causada pelas espécies que espalhamos ao redor do mundo

por Bruno Vieira Feijó
Nada de tigres ou tubarões. Fora o ser humano, a espécie mais perigosa do mundo é a flor acima, uma acácia. Além dela, caracóis e pássaros causam estragos que leão nenhum conseguiria fazer. São as chamadas espécies invasoras – seres levados pelo homem para regiões onde não existiam. Elas representam a segunda maior ameaça às espécies do planeta: apenas a destruição de habitats, como florestas, causa mais extinções do que eles. O problema acontece porque as espécies de cada ilha ou continente evoluíram isoladamente e interagiram por milhões de anos até encontrarem um equilíbrio. Só que, nos últimos 500 anos, nossas viagens levaram de carona animais que vão de mosquitos a búfalos, que encontram no novo ambiente muita comida e quase nenhum predador. "Quando as novas espécies chegam, elas se adaptam ao meio e às vezes dominam a biodiversidade", diz Sílvia Ziller, do Instituto Hórus, uma ONG que estuda o problema. A situação é tão grave que a ONU tem um órgão permanente para ajudar países em emergência. Ninguém tem uma solução eficiente e muitas tentativas pioraram o problema. A Austrália, por exemplo, importou gatos selvagens para controlar uma praga de coelhos. Os felinos não só deixaram os coelhos em paz como quase destruíram várias aves nativas.

As espécies mais perigosas do planeta

1. Acácia negra - Acacia mearnsii
Da - Austrália
Para - Mundo inteiro
Quando? - 1970
É uma árvore usada para ornamentação ou para recuperar matas nas margens de rios. Causou catástrofes por onde passou. É que ela altera os nutrientes do solo, gerando substâncias que impedem as espécies nativas de germinar. Só é eliminada com herbicidas poderosos, que afetam todas as plantas ao redor.
2. Caracol gigante - Achatina fulica
Da - África
Para - Mundo inteiro
Quando? - 1990
Vários países o importaram para criar como alternativa ao escargot. Mas a carne é mais dura e não caiu no gosto da clientela. Resultado: criadouros destruídos e bichos jogados fora. Devastam plantações e transmitem doenças. Não há como exterminá-los em massa – precisam ser coletados manualmente.
3. Mainá indiano - Acridotheres tristis
Da - Índia
Para - Austrália
Quando? - 1862
Levados para acabar com insetos que atacavam as plantações, eles disputam território com outras aves, destroem ovos e transmitem doenças aos humanos. Em 20 anos, podem levar à extinção todos os seus concorrentes nativos. Há um programa de caça com armadilhas sendo incentivado pelo governo.
4. Mosquito-tigre asiático - Aedes albopictus
Da - Ásia
Para - América
Quando? - 1985
Levado por navios cheios de pneus usados, ele se espalhou pelas Américas. Os machos costumam cruzar com as fêmeas de outras espécies de mosquito, tornando-as inférteis. Substituiu nos EUA o mosquito-da-febre-amarela, mas também pode causar encefalite e dengue. São sensíveis a pesticidas.
5. Formiga louca amarela - Anoplolepis gracilipes
Da - Índia
Para - Oceania
Quando? - 1940
Criam supercolônias com mais de 1 000 rainhas e que se espalham por 7 500 km2. É o suficiente para serem mais competitivas do que todos os demais invertebrados da mata. Agindo em conjunto, atacam caranguejos e até mamíferos. Um veneno especial está sendo criado para exterminá-las.
Fonte: União Mundial para a Proteção da Natureza (UICN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !