domingo, 28 de julho de 2013

Philippe é empossado como novo rei da Bélgica

Philippe é empossado como novo rei da Bélgica

  • Ele passa a ocupar o lugar de seu pai , Albert, que abdicou do trono



Família real. Da esquerda para a direita: a rainha Paola, o rei Albert II, príncipe Philippe e a princesa Mathilde
Foto: Geert Vanden Wijngaert / AP

Família real. Da esquerda para a direita: a rainha Paola, o rei Albert II, príncipe Philippe e a princesa Mathilde Geert Vanden Wijngaert / AP
BRUXELAS - O príncipe Philippe se tornou neste domingo (21) o novo rei da Bélgica, depois que seu pai Albert abdicou do trono em seu favor. A cerimônia deixou, por um dia, em segundo plano os questionamentos sobre a poder da monarquia e a capacidade do rei de unir um país dividido.

Philippe, de 53 anos, prestou juramento nas três línguas oficiais do país - holandês, francês e alemão - duas semanas depois do rei Albert, de 79 anos, ter anunciado que abdicaria após 20 anos no trono.
Depois de assinar o ato legislativo de abdicação no palácio real, Albert agradeceu a mulher e disse que o seu filho tinha todas as qualidades para servir bem ao país.
- Minha recomendação final a todos reunidos aqui é trabalhar sem descanso para manter a Bélgica unida - afirmou ele.
Philippe, o novo rei, voltou ao tema quando discursou ao Parlamento. Segundo ele, a riqueza da Bélgica está na sua diversidade.
'Um rei, duas nações'
Philippe é o sétimo rei do dividido país de 183 anos. Muitos falantes do holandês buscam maior autonomia para o norte e desconfiam de uma monarquia vista como muito ligada ao antes poderoso, mas agora mais pobre, sul, onde a língua francesa predomina.
"Um rei, duas nações", era a manchete do jornal L'Echo, em francês.
Do lado de fora do palácio, uma multidão se reunia em clima de festa, sob intenso calor. O novo rei foi saudado com bandeiras quando apareceu na sacada com a sua mulher, Mathilde.
Houve algumas vozes destoantes. Jan Jambon, líder parlamentar de um partido favorável à independência do norte e à instauração de um regime republicano, declarou: "Isso não faz os cabelos do meu braço se arrepiarem. Isso é parte do meu trabalho como legislador. Caso contrário, em nada me afetaria."
 http://oglobo.globo.com/mundo/philippe-empossado-como-novo-rei-da-belgica-9114110#ixzz2ZmKaKL6z 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !