domingo, 28 de julho de 2013

Educação ambiental e saúde: a importância do descarte correto dos resíduos sólidos

Educação ambiental e saúde: a importância do descarte correto dos resíduos sólidos

Ações podem ajudar na prevenção

Foto: Getty Images.
De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 6,7 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram destino impróprio no País em 2010. Na hora de descartar os resíduos sólidos, a atenção deve ser redobrada. Os impactos de possíveis descuidos podem atingir não só os espaços públicos com contaminação, mas também a nossa saúde.
Em Goiânia (GO), participantes do Projeto Ambientes Saudáveis, com a orientação do Instituto Brookfield, identificaram as principais doenças originadas pelos resíduos sólidos no bairro e desenvolveram o Projeto “O que você faz com seu lixo?”. A equipe é formada por profissionais da Unidade de Atenção Básica à Saúde da Família do Jardins do Cerrado IV que percebeu essa necessidade da população com a experiência diária de atendimento.
O objetivo do Projeto é implantar a coleta seletiva na Unidade, e desenvolver trabalhos de orientação da comunidade para esta prática; além de buscar a redução dos índices com trabalho de educação em saúde; a ideia é também trabalhar com oficinas de reaproveitamento e bazar de roupas usadas. O projeto está na fase inicial e deverá ser lançado no segundo semestre deste ano.

Participantes do Projeto Ambientes Saudáveis. Foto: Instituto Brookfield.
As doenças, identificadas pelo Projeto, que são mais frequentes no bairro Jardins do Cerrado IV e que têm alguma ligação na forma de descarte dos resíduos sólidos são:dengueverminoses; dermatites (frequente em crianças que entram em contato com os resíduos expostos a céu aberto); infecções respiratórias agudas (devido à queima de resíduos de forma inadequada, a céu aberto; ao inspirar a fumaça dos resíduos queimados, pode ocorrer intoxicação respiratória); infecções gastrointestinais; lesão por objetos – perfuro de cortantes por descarte inadequado, como o descarte de garrafas, equipamentos eletrônicos, entre outros.
Algumas doenças e dicas de prevenção:
Dermatite:
Sinais: vermelhidão e coceira na pele.
A doença é uma inflamação na pele, que pode apresentar escamação, bolhas e pus. Existem muitos tipos. A mais comum se dá quando a pessoa entra em contato com alguma substância que provoca irritação na pele ou reação alérgica, como os resíduos sólidos. É importante evitar o manuseio e, se for inevitável, que o ato seja feito com luvas próprias.
Verminoses:
Segundo informações do site do Doutor Drauzio Varella , as verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Em geral, eles se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro. Prevenção: educação sanitária, saneamento básico e hábitos simples de higiene pessoal e familiar.
Recomendações: lave bem as mãos com frequência, principalmente quando for lidar com alimentos, antes das refeições e depois de usar o banheiro; lave cuidadosamente os alimentos antes de prepará-los; procure não andar descalço em lugares em que não conheça as condições de higiene; procure beber apenas água filtrada. Se não for possível, ferva-a antes de beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !