terça-feira, 30 de julho de 2013

Desmatamento na Amazônia aumenta 437% em junho

Desmatamento na Amazônia aumenta 437% em junho

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente detectou o desmatamento de 184 km² de floresta no mês passado

por Débora SpitzcovskyFonte: Planeta Sustetável
     
Divulgação/Imazon

Desmatamento aumenta na Amazônia Legal em junho

Desmatamento aumenta na Amazônia Legal em junho.
Dias depois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgar que o desmatamento na Amazônia Legal quase quintuplicou em maio de 2013, levantamento feito pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon) revela que a situação na região continuou crítica em junho.
O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da instituição detectou o desmatamento de 184 km² de floresta na Amazônia Legal no mês passado. Em junho de 2012, o número registrado foi de 34 km², o que revela um aumento de 437%.
Dessa vez, o estado do Pará levou o título de maior devastador da região, sendo responsável por 42% do desmatamento detectado. O Amazonas aparece em segundo lugar no ranking (32%), seguido por Mato Grosso e Rondônia.
A degradação florestal - provocada, entre outras atividades, pela intensa exploração madeireira - também cresceu na Amazônia Legal em junho: foram detectados 169 km² de destruição, contra 15 km² em 2012, o que representa um aumento de mais de 1000%.
De acordo com o Imazon, devido a baixa cobertura de nuvens, foi possível monitorar 88% da área total da Amazônia Legal no período. Em 2012, 73% do território foi monitorado pelo SAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !