quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cresce número de espécies extintas e ameaçadas

Cresce número de espécies extintas e ameaçadas


Mais de 700 plantas e animais foram adicionadas à nova versão da Lista Vermelha da IUCN, que já reúne quase 21 mil espécies ameaçadas em todo o planeta. Três novos bichos foram declarados extintos Débora Spitzcovsky


lidifaria/Creative Commons
As coníferas, como a araucária, são consideradas as espécies de plantas mais ameaçadas atualmente


O número de espécies da fauna e flora que são consideradas extintas ou ameaçadas no planeta não para de crescer. Nova versão da Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), divulgada nesta segunda-feira (1), conta com 700 novos animais e plantas classificados como ameaçados nas categorias "criticamente em perigo", "em perigo" e "vulnerável". 



Das 70.294 espécies avaliadas pela IUCN para a nova lista, 20.934 - ou seja, quase 30% - correm o risco de desaparecer para sempre do planeta, sendo que mais de quatro mil se encontram em situação criticamente perigosa. 



No reino vegetal, a organização destaca as coníferas -como as araucárias - como as mais ameaçadas. 34% das espécies dessa família de plantas - que são consideradas os maiores e mais antigos seres vivos do planeta - podem sumir para sempre. O número é 4% maior do que em 1998, quando foi feita a última avaliação semelhante das coníferas. 



Já no reino animal, a IUCN destaca três exemplos de populações de bichos em declínio preocupante
- os botos-do-índico do rio Yangtze, na China, cuja população diminui em mais de 5% ao ano, desde 1980; 
- os caramujos cone, típicos de ambientes marinhos tropicais e considerados os maiores invertebrados conhecidos pelo homem e 
- os camarões de água doce, dos quais 28% estão ameaçados de extinção. 



A nova Lista Vermelha apresentada pela IUCN aponta, ainda, três novas espécies extintas: o Chioninia coctei, pequeno lagarto do arquipélago de Cabo Verde, oCyprinodon arcuatus, peixe da bacia do Rio Santa Cruz, no Arizona, e o camarão de água doce Macrobrachium leptodactylus. Na atual lista, 799 espécies são consideradas extintas do planeta e 61, da natureza, havendo ainda exemplares em cativeiro. 



A IUCN pretende fazer mais uma revisão da Lista Vermelha, ainda em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !