sexta-feira, 12 de julho de 2013

Como ruas “caminháveis” podem reduzir o crime nas cidades

Como ruas “caminháveis” podem reduzir o crime nas cidades


Toda cidade tem ao menos algumas ruas em que você não se sentiria protegido do crime. Pode ser por muitos fatores como horário, companhia ou reputação da área. Pesquisas mostram que “medo do crime” afeta a caminhabilidade urbana, mas um novo projeto demonstra que o contrário também pode ser verdade: que melhorar a caminhabilidade das ruas pode reduzir o número de crimes em uma determinada área.
Testando a “janela quebrada”
Desde os anos 80, a teoria da janela quebrada vem sendo debatida em criminologia e políticas governamentais. A teoria sugere que a qualidade do ambiente urbano, como a presença de janelas quebradas, encorajam o vandalismo e escalada para crimes mais sérios. Agora, um projeto holandês pode fornecer a prova definitiva dessa teoria.
De acordo com uma reportagem recente da BBC, o departamento de polícia de Roterdã decidiu tentar um um projeto experimental chamado “A vizinhança no comando”. A Polícia estimulou moradores locais a escreverem uma lista de coisas que gostariam que fossem alteradas para fazer a comunidade mais segura e feliz. A polícia então gastou 16 horas por semana resolvendo tais questões, que eram as mais importantes para os contribuintes locais.
Policiais esperavam que os cidadão locais identificassem delitos mais sérios como roubo ou tráfico no topo da lista, mas para a surpresa deles as três primeiras áreas a serem melhoradas foram:
- Limpeza urbana;
- Sujeira de animais;
- Redução da velocidade dos carros.
Quase todas as sugestões mais populares envolveram a melhoria da estrutura das ruas para torná-las mais favoráveis aos pedestres.
Ruas mais caminháveis = Menos crimes graves
A polícia então começou a focar em manter as ruas limpas, removendo pichações, multando motoristas que corriam, aumentando a visibilidade dos policiais e melhorando o ambiente público. Mas em lugar de negligenciar os crimes mais sérios, eles notaram uma redução dramática em todos os tipos de crimes em um período de 2 anos, incluindo:
- Crimes envolvendo drogas caíram 30%
- Roubos diminuíram 22%
- Vandalismo diminuiu 31%
- Problemas de trânsito caíram 19%
- Furtos diminuíram em 11%
- Crimes violentos caíram em 8%
Tais resultados são impressionantes e adicionam ainda mais evidências a causa das ruas caminháveis. De fato, o projeto chamou a atenção do governo do Reino Unido que enviou o Ministro de Policiamento para a Holanda para ver se essa nova abordagem poderia funcionar na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !