sexta-feira, 21 de junho de 2013

Suzano analisa projeto de Usina de Incineração para definir participação

Diário de Suzano ed.: 9507 - 07 de maio de 2013

Suzano ainda não confirmou se vai participar do convênio com outras cidades da região para a implantação de uma Usina de Incineração de Resíduos Sólidos e Geração de Energia no Alto Tietê. A administração municipal está analisando o projeto e os termos do convênio. Segundo a Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi), a intenção é “participar da iniciativa”.

Segundo a secretaria, “o projeto está em fase embrionária e de conversações” entre os municípios integrantes. Fazem parte do convênio, Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis.
O convite para que Suzano integrasse o convênio foi feito pelo prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), em janeiro, durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em janeiro.
Na ocasião, o prefeito suzanense, Paulo Tokuzumi (PSDB), demonstrou interesse em participar do convênio destacando a importância ambiental do projeto e da parceria regional.
“É interessante para Suzano se houver um destino para os resíduos sólidos através de uma usina, porque não teríamos mais lixão e sim um local para incinerar o material e gerar energia mais próximo. Além de colaborar para a questão ambiental", disse durante o Condemat. “Tudo o que pudermos fazer em conjunto é importante porque às vezes você monta um equipamento e não tem a demanda necessária para usá-lo". 
A participação de Suzano no convênio é essencial para que a quantidade de lixo produzida atinja o mínimo necessário para a instalação da usina na região. 
Por isso, além de convidar Suzano para integrar o projeto, o prefeito mogiano solicitou a Tokuzumi que o acompanhasse em reunião com a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, para viabilizar a instalação.
O convênio para a instalação da usina na região foi assinado, com a Sabesp e o vice-governador, Guilherme Afif Domingos, em abril do ano passado.
Como a Sabesp tem autorização para tratar de resíduos sólidos e possui modelos de usinas, ficou responsável por elaborar o estudo final sobre a viabilidade e projeto ideal.
Ainda no ano passado, em maio, uma reunião pública foi realizada em Mogi para que a companhia apresentasse uma proposta. 
A princípio, a unidade deve ter capacidade para receber 500 toneladas de material por dia, com controle da qualidade dos gases e geração de energia.
O projeto de instalação da usina prevê ainda um aumento dos índices de coleta seletiva e reciclagem.

Fonte: http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=267108

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !