terça-feira, 25 de junho de 2013

OBJETOS INCRÍVEIS FABRICADOS COM MATERIAIS NATURAIS

Postado em 6 de maio de 2013 en Design
adital-ela-descubra-o-verde
© Adital Ela
Por Paula Rizzi
O design sustentável nos surpreende cada vez mais com atraentes objetos elaborados com materiais reutilizados. Papelão, papel, garrafas de plástico e aparelhos eletrônicos  são alguns dos elementos que ganham múltiplos usos, com talento e criatividade.
Mas isso não é tudo. Em um esforço para aproveitar o que está à nossa disposição, alguns designers recorrem a materiais naturais e resíduos orgânicos para realizar suas insólitas criações. Cascas de laranja, galhos e pedaços de árvores caídos se transformam em curiosos móveis e acessórios.
Um exemplo dessa nova tendência é o trabalho realizado pelo designer Paul Foeckler que, na coleção Split Grain, criou objetos com a madeira de ciprestes caídos. Entre suas criações, destacam-se luminárias feitas à mão, que respeitam o formato natural de pequenos troncos, selecionados e recuperados pelo próprio Foeckler.
Splitgrain-descubra-o-verde
© Etsy
splitgrain-descubra-o-verde
© Etsy
Ainda dentro da proposta de utilizar madeira recuperada, também é interessante o trabalho do estúdio holandês Floris Wubben. Sua linha de luminárias Stripped é composta por peças únicas, confeccionadas quase totalmente com galhos de árvore. O tronco serve de suporte e o córtex funciona como cúpula, conferindo à peça um aspecto natural e singular.
stripped-descubra-o-verde
©Studio Floris Wubben
floris-wubben-descubra-o-verde
©Studio Floris Wubben
Outro exemplo da reutilização de materiais é a linha de móveis Terra, fabricados exclusivamente com resíduos orgânicos, pela designer israelense Adital Ela. Cada uma das peças é confeccionada com terra, fibras e matéria orgânica, recolhidas nos campos próximos ao seu estúdio. São tamboretes, luminárias e mesas de luz, todos feitos à mão e sem consumir nenhuma energia.
adital-ela-descubra-o-verde
© Adital Ela
adital-ela-descubra-o-verde
©Adital Ela
Uma das particularidades desses objetos é que podem ser fabricados em qualquer lugar do mundo, já que só é necessário dispor de resíduos orgânicos e terra.
Para finalizar, destacam-se os atraentes objetos criados pelo estúdio de design Solskin. São feitos com materiais 100% biodegradáveis, confeccionados a partir da modelagem de cascas secas de laranja. São copos, colheres, pratos, jarras e outros interessantes utensílios de cozinha.
Solskin-Design-descubra-o-verde
© Solskin Desing
Solskin-Desing-descubra-o-verde
© Solskin Desing
Todas essas propostas buscam não só reduzir o impacto no meio ambiente, mas também criar interiores mais aconchegantes e naturais. Qual deles é o seu favorito?

fonte: http://descubraoverde.discoverybrasil.uol.com.br/objetos-incriveis-fabricados-com-materiais-naturais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !