sexta-feira, 7 de junho de 2013

O consumo consciente pode fazer muita diferença


Durante nossas conversas sobre educação financeira[bb], algumas verdades indiscutíveis são pronunciadas de boca cheia, mas que pouco influenciam o dia-a-dia de muitos de nossos amigos e familiares. Por exemplo, quem não sabe que reter dinheiro é o passo fundamental para se alcançar a independência financeira? E a prática, como fica? E o exemplo e a vontade de passar adiante tal atitude?
Pois é, reter dinheiro é tudo! Mas a abordagem do texto de hoje será diferente – e mais uma grande promoção em parceria com o Instituto DiSOP começa a valer. Imagine a quantidade de dinheiro já passou em suas mãos durante todos esses anos. Consegue mentalizar quanto de grana já viu circular em suas atitudes e decisões? Ora, todos os dias precisamos mexer com dinheiro e é essa a troca natural que faz a economia girar.
Agora pense nesta pergunta: De todo este dinheiro que andou perto de você, quanto você reteve? Nada? Quase nada? Pouco? Já diz a canção que “dinheiro na mão é vendaval”. Mas por que? Como sempre frisamos, as pessoas não constroem sonhos e objetivos para o dinheiro que têm. Assim, o caminho mais lógico e prazeroso é “torrar”.
Não se trata de ser ou parecer avarento ou aquele que não aproveita as coisas boas da vida, mas simplesmente de encarar  o dinheiro como meio, e não como fim. É fato que quando aprendemos a lidar com o dinheiro realizamos nossos sonhos e vontades com maior tranqüilidade.Sabedora dessa debilidade nacional, a publicidade insiste em criar sonhos de curto prazo, embutindo em nossas mentes a necessidade de um celular[bb] mais novo ou de um carro igual ao do mocinho da novela. Logo, quem criou esse objetivo para o seu dinheiro? Alguém, mas não você. E, em muitos casos e por muito tempo, você nem percebe. Quantos se dedicam a analisar friamente a renda e o padrão de vida que possuem e utilizar o controle e planejamento financeiro para se preparar? Poucos.
Como juntar dinheiro?

A primeira coisa a fazer é destinar parte de sua renda mensal para realização de seus objetivos – e novamente insisto neste ponto. Seu dinheiro[bb] não pode ser totalmente utilizado para o pagamento de dívidas: reserve pelo menos 10% de suas receitas para os sonhos e então passe a adequar seu orçamento ao seu padrão de vida.

Lembre-se seu salário não é o que está registrado em sua carteira, afinal existem impostos que precisam ser descontados. Isso significa que você deve se atentar ao valor líquido que recebe. Mais, se o padrão de vida se mostrar fora de controle, não deixe de poupar para os sonhos. Prefira sair da zona de conforto e rebaixar, ainda que por tempo limitado, seu nível de vida. Humildade sempre.
A realização dos sonhos através da adequação financeira é o caminho natural da independência financeira. Gosto bastante da planilha de orçamento mensal criada pela equipe do Instituto DiSOP porque garante espaço para o apontamento e controle dos objetivos antes das dívidas, valorizando a realização de sonhos. O download pode ser feito diretamente a partir do site do Instituto.
Ainda pensando no orçamento, nas tarefas para que possa juntar, não se esqueça de fazer uma lista com suas necessidades básicas do mês, o que evita as compras por impulso. Já parou para pensar quanto de dinheiro desperdiça todos os meses ao comprar alimentos que estragam e/ou que ninguém consome? Aliás, você realmente consome tudo o que compra?
E os gastos de ordem consumista?

Atitudes financeiras inteligentes vão de encontro ao consumo consciente dos meios naturais. Banhos de 15 minutos, diversos aparelhos eletrônicos ligados ao mesmo tempo e torneira ligada enquanto escova os dentes ou quando faz a barba são atitudes típicas do desperdício que passa despercebido. E isso custa.

Você realmente precisa pagar pacote mais completo de TV a cabo? Pense bem! Que tal um plano mais simples? Só o ato de ligar para sua operadora para mudar de plano já lhe garantirá, no mínimo, um bom desconto. Comece a negociar mais! Claro, esses são apenas alguns exemplos. Existem muitos outros! Descubra o seu problema e ataque-o, sempre pensando na necessidade de economizar e pagar-se primeiro – alimente e realize seus sonhos.
Super promoção do dia
......



Ricardo Pereira é educador financeiro e palestrante credenciado pelo Instituto DiSOP, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !