sábado, 29 de junho de 2013

Galhos de árvores podados viram composto orgânico em Casimiro de Abreu



Todo o material proveniente do corte e poda de árvores em Casimiro de Abreu tem destinação correta. Uma máquina trituradora transforma os galhos em serragem que para ser utilizada como composto orgânico em adubações de canteiros e jardins, além do plantio de mudas. O equipamento consegue processar um grande número de galhos. O material chega diariamente aos galpões do Parque de Exposições da cidade.


De acordo com o técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura e Pesca, Ciro Marques, a máquina ajuda a reduzir em até três vezes o volume desse material que é encaminhado para a Fundação Municipal, onde recebe nutrientes e vira adubo. “É um benefício que combate o desperdício. A reutilização enriquecida dos galhos e troncos triturados serve nas adubações em geral”, falou.

Os troncos maiores também têm uma utilização correta. A Secretaria de Agricultura está buscando uma parceria com os empreendedores da região que utilizam a madeira como lenha para doação do produto. “É como uma rede. Apoiamos os comerciantes e ajudamos a combater o comércio clandestino de madeira e o desmatamento”, analisou o técnico em agropecuária.

Em Casimiro de Abreu, o serviço de poda ou corte de árvores deve ser solicitado formalmente. O requerente deve se dirigir ao Setor de Protocolo da Prefeitura ou à Secretaria de Meio Ambiente, que é responsável pela autorização do procedimento. Caso aprovada, a ação é executada por profissionais da Secretaria de Agricultura e Pesca. No distrito de Barra de São João, o pedido pode ser feito no Setor de Fiscalização, localizado no Praião.

Fonte: Ascom

23/05/2013 17:18 Fonte: Jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !