segunda-feira, 17 de junho de 2013

DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA: VAI DAR TEMPO?

qui, 30/05/13
por Cidades e Soluções |
categoria Meio Ambiente



Baía de Guanabara: o que a torna tão poluída e as várias frentes de mobilização das autoridades para cumprir o compromisso de reduzir em 80%, a poluição das águas até os Jogos de 2016.


A apenas três anos dos Jogos Olímpicos, o palco onde atletas do mundo inteiro disputarão várias provas de iatismo está repleto de lixo flutuante. Na baía de Guanabara, os números impressionam: são 48 milhões de litros de esgoto industrial despejados, por dia, sem falar no principal agente poluidor da baía, o esgoto doméstico. Uma ameaça para as espécies marinhas e um constrangimento para as equipes de vela que treinam todos os dias no local. No Cidades e Soluções desta semana, você vai conhecer a situação da Baía de Guanabara: o que a torna tão poluída e as várias frentes de mobilização das autoridades para cumprir o compromisso de reduzir em 80%, a poluição das águas até os Jogos de 2016.
E, às margens de outra baía, a de Sepetiba, nós vamos mostrar um projeto inédito de recuperação do solo e das águas, onde 3 milhões de toneladas de metais pesados ameaçavam a saúde dos moradores, a fauna e a flora da região. Um projeto que pode servir de inspiração para que se tomem iniciativas semelhantes, em outros locais do Brasil também expostos a resíduos industriais altamente nocivos à saúde. Exemplos para a população que nem sempre sabe quais são as áreas contaminadas, apesar da atual obrigatoriedade da divulgação dessas informações.
E o seu estado divulga as áreas que estão contaminadas?
Veja no link a seguir a resolução 420 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama, segundo a qual, cada estado deve divulgar as áreas que estão contaminadas, em especial, nos portais institucionais e sítios eletrônicos.  http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=62

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !