sexta-feira, 26 de abril de 2013

Novas ações de combate à dengue


Por VerônicaNascimento
Até terça-feira (23) foram notificados 6.520 casos, 3.609 deles confirmados e, destes, 70 hemorrágicos e/ou com complicações Foto: Secom

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (24), os secretários de Saúde, Geraldo Venâncio, e de Governo, Suledil Bernardino, juntamente com os diretores do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles, falaram sobre os casos de dengue no município e as ações que estão sendo implementadas para combate ao mosquito transmissor da doença. Na próxima semana, supervisores da Secretaria de Governo atuarão em seus bairros e localidades, trabalhando a prevenção e o combate à dengue em açougues, padarias e barbearias.
Por conta disso, serão afixados cartazes nos estabelecimentos e distribuídos panfletos com as formas de eliminação dos focos dos mosquito. Além disso, novas vistorias, envolvendo equipes do CCZ, Governo, Serviços Públicos, Posturas e Guarda Municipal serão realizadas em empresas de ônibus e em empreendimentos da construção civil. E, ainda, será solicitado o apoio do sindicato patronal da construção civil, para que haja acesso facilitado aos canteiros de obras.

O secretário de Governo, Suledil Bernardino, informou que mais de 30 mil pneus foram entregues no Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos (Peve) do Ceasa, criado por lei municipal através da Secretaria de Serviços Públicos. “São pneus entregues voluntariamente e recolhidos nos mutirões do CCZ e nas blitzens em borracharias, ferros velhos, oficinas e outros estabelecimentos”, acrescenta o secretário.
Em trabalho de mutirão, o CCZ visitou 108.227 imóveis e 3.452 terrenos baldios, tendo recolhido 10.110 sacos de lixo com materiais inservíveis, cerca de 20 toneladas de materiais que podem acumular água e virar criadouros do mosquito transmissor. Também foram recolhidos, nos mutirões diários do CCZ, 1.044 pneus, teladas 758 caixas d´água e eliminados 1.650 focos da dengue, conforme informou o diretor do órgão, César Salles.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, alerta que os casos da doença estão se agravando, embora o índice não esteja aumentando no primeiro mês de pico da doença. “Considerando que em março tivemos 1.405 casos notificados, podemos dizer que o mês de abril, com 724 casos até agora, não está registrando aumento expressivo da doença, aumento previsto, porque, historicamente, meses de abril, maio e junho são os que apresentam mais casos de dengue. Este resultado se deve, em grande parte, ao trabalho de prevenção realizado pela prefeitura, com mutirões diários do CCZ e participação de profissionais de outras secretarias, como a de Governo e Serviços Públicos, na eliminação dos criadouros. O combate à dengue é uma responsabilidade de cada cidadão”, disse o secretário.
Números - Até terça-feira (23) foram notificados 6.520 casos, 3.609 deles confirmados e, destes, 70 hemorrágicos e/ou com complicações. Outros 2.911 casos clínicos epidemiológicos foram informados à Secretaria Estadual de Saúde, que confirmou o segundo óbito por dengue no município: o de uma senhora de 54 anos, dia 13 de março, no Hospital Geral de Guarus (HGG). O primeiro óbito foi o de uma menina de 3 anos, dia 8 passado, no HFM.

Postado por: Secom - 25/04/2013 11:08:00

fonte: site PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !