sábado, 23 de março de 2013

Pesquisadores usam chips para rastrear o caminho do lixo

Um grupo de pesquisadores do MIT decidiu seguir o lixo de uma forma: com chips. Os pesquisadores do Laboratório SENSEable City colocaram chips em 3 mil objetos descartados na cidade de Seattle, EUA, e rastrearam o caminho desses objetos até a destinação final. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo. Dois meses após o descarte, alguns objetos praticamente atravessaram os Estados Unidos.




O diretor do Laboratório SENSEable City e líder da pesquisa, Carlo Ratti, esteve no Brasil no Dia Mundial do Meio Ambiente, para participar do “Seminário SP + Limpa”, uma rodada de palestras organizada pela Universidade de São Paulo e Globo Universidade. Ele diz que o objetivo do projeto é mostrar o que acontece quando jogamos o lixo fora, para que esse conhecimento funcione como uma forma de conscientização. A ideia é “provocar mudança no comportamento das pessoas”.
Os pesquisadores querem mostrar o que eles chamam de removal chain [cadeia de descarte]. “Com o passar dos anos, temos visto muitos estudos mostrando como as coisas são montadas. Isso é conhecido como global suplly chain [cadeia global de fornecimento]. Mas não podemos dizer o mesmo sobre as coisas jogadas fora”, diz Ratti.
Ao mostrar o caminho do lixo, o estudo espera ajudar a desenvolver sistemas mais inteligentes de descarte e logística reversa. Além disso, os pesquisadores acreditam que os consumidores podem ter decisões de consumo mais conscientes, evitando a compra de produtos descartáveis, se souberem que o lixo não desaparece da porta de nossas casas.

Fonte: Revista Época via: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/06/15/pesquisadores-usam-chips-para-rastrear-o-caminho-do-lixo/

Reproduzido do site http://www.iclei.org.br/residuos/?p=1641

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !