terça-feira, 26 de março de 2013

Israel usa esterco de gado para produzir energia



Produção de energia a partir do esterco abastecerá 6 mil casas em Israel. Foto: Indea/MT

Para que serve o esterco de gado além de fertilizante? Em Israel, os dejetos desses animais serão usados como matéria-prima para a geração de energia elétrica. A usina de biogás Be’er Tuviya, de propriedade da Eco Energy, entrou em operação na última segunda-feira (04) e usará o metano do esterco para gerar energia para cerca de 6 mil casas.

Funciona da seguinte maneira:os dejetos serão coletados e transportados em contêineres fechados. Após o transporte, sofrerão processo de pasteurização e ficarão armazenados em tanques de concreto vedados para produzir gás metano. Essa é a forma de produzir eletricidade a partir do esterco. O que sobrar poderá ser utilizado como fertilizante. Serão utilizados os dejetos de 14 mil vacas, além de quase 15% dos dejetos de todas as fazendas de frango e laticínios de Israel.

Avaliada em 2, 6 milhões de dólares, a usina de biogás Be’er Tuviya é a maior do país e entrará em plena operação em alguns meses. A utilização do metano -- um dos vilões do aquecimento global -- na produção de energia é uma importante medida de cunho ambiental, pois evita que o gás seja liberado para a atmosfera. garante também que os dejetos do gado e das aves não serão despejados em lugares impróprios, além de evitar o acúmulo de moscas e odores.
fonte: http://www.oeco.com.br/salada-verde/26963-israel-usa-esterco-de-gado-para-produzir-energia?utm_source=newsletter_652&utm_medium=email&utm_campaign=as-novidades-de-hoje-em-oeco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !