quarta-feira, 20 de março de 2013

E o lixo eletrônico? O QUE FAZER ?



Lixo Eletrônico
Também conhecido como E-Lixo ou E-Waste (em inglês), é o mais novo vilão do meio ambiente. São os artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros.
Vamos lá: Quantos aparelhos de celular você já teve? Pela sua sala, passaram quantas TVs? A torradeira, o ferro elétrico, aquele PC pré-jurássico, que fim levaram? Muitos equipamentos foram parar na casa do amigo menos favorecido, do vizinho, coisa comum num país como o Brasil. É fácil doar. Difícil é saber o destino final do lixo que produzimos e que carrega elementos tóxicos como o chumbo, o cádmio e o mercúrio.
E é exatamente porque estes equipamentos possuem estas substâncias nocivas, que quando jogados de forma incorreta e em locais nada apropriados, como lixões e perto de lençóis freáticos, causam danos irreparáveis ao meio ambiente.
Celulares e equipamentos eletrônicos possuem componentes que trazem impactos ao meio ambiente e até à saúde humana. Imagine só quantos computadores, telefones e outros eletrônicos são colocados em desuso por ano? Quantas baterias com compostos químicos perigosos são descartadas indevidamente? Diante deste cenário, descartá-los de forma adequada é necessário. Mas onde?
No Brasil, são comercializados mais de 12 milhões de computadores por ano e a estimativa é de que 1 milhão de unidades são colocadas “fora de uso” no mesmo período. Segundo a Anatel, em fevereiro desse ano, alcançamos o número de 176 milhões de linhas de telefone celular, ou seja, 176 milhões de aparelhos. Para se ter uma ideia, os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo.
Doe seu lixo eletrônico
A EMR Apoena recebe doação de computadores, celulares e todos os aparelhos eletrônicos que podem ser prejudiciais à saúde e recicla as peças. Com as partes que ainda podem ser aproveitadas é construído um novo PC em condições suficiente para profissionalizar jovens da comunidade com conhecimentos básicos de informática e deixando-os preparados para adentrar no mercado de trabalho. As partes do e-lixo que podem ou são tóxicas são destinadas a locais especializados de forma que o meio ambiente não seja agredido.
Ajude-nos com esta ação, doe seu equipamento, ligue: (11)3207-5116 e agende uma visita para a entrega dos eletrônicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !