quinta-feira, 28 de março de 2013

Artigo: Você conhece a Construção Enxuta?


Construção enxuta é uma metodologia utilizada na construção civil visando o aumento da produtividade e a redução na geração de resíduos.
Devido à grande demanda na construção civil, fatores como controle inadequado das obras de pequeno e médio porte, o desperdício de material e a baixa produtividade (hh/m2) fazem com que as construções, a cada dia, se tornem mais onerosas.
Causas prováveis foram levantadas quanto às perdas na construção civil: Superprodução, Espera, Transporte, Desperdícios no Movimento, Qualificação da Mão de Obra, etc.
A ausência de planejamento, controle de estoque e gerenciamento, torna o investimento pouco transparente e variável. Ao analisar os diferentes tipos de obras no setor da construção civil na nossa região, identificamos alguns problemas, tanto de produtividade, quanto de gerenciamento. Na busca de melhorias na produção e na redução da geração de resíduos, são aplicadas técnicas da metodologia da Construção Enxuta.
Várias ações são fundamentais para desenvolver essa metodologia: Planejamento, Controle de Estoque, Logística, Programa 5S, Padronização de Processos, Gerenciamento de Riscos, etc.
A aplicação dessa metodologia projeta uma economia de aproximadamente 25% no valor total do investimento.
* engenheiro mecânico, pós-graduado em Gestão de Projetos
fonte: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2013/03/artigo-voce-conhece-a-construcao-enxuta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !