sexta-feira, 15 de março de 2013

Além de produzir adubo, composteira inteligente complementa gás doméstico



O designer colombiano Mauricio Issa criou um sistema de compostagem chamado de "eComposter" que, além de produzir adubo, é capaz de gerar gás doméstico a partir da fermentação dos resíduos orgânicos.

496880-xetam2hrf6n8hdzxt5qounzka.jpg

A eComposter é capaz de monitorar a gás, o material de compostagem, assim como, os níveis de microorganismosImagens: Divulgação

Você sabia que é possível tratar o lixo orgânico, o chamado resíduos animais e vegetais, sem precisar sair de casa? Essa proeza é possível graças às composteiras que transformam os restos de alimentos em adubo. Ao abordar o tema, o designer colombiano Mauricio Issa criou um sistema de compostagem chamado "eComposter" que, além de produzir adubo, é capaz de gerar gás doméstico a partir da fermentação dos resíduos orgânicos.

496880-bctorqzggqj6mwcppfohalhqi.jpg
Feito de biopolietileno (um polietileno biodegradável produzido a partir de cana-de-açúcar), o sistema de compostagem inteligente complementa o sistema real de gás doméstico. Ele é capaz de monitorar o gás, o material de compostagem, assim como, os níveis de micro-organismos.
496880-eop4qwjx3t8sasatrcrrrvwak.jpg
Segundo Issa, 65% dos resíduos do mundo é composto de material orgânico, e reutilizá-los é converter resíduos em economia para todos, beneficiando o planeta. Ele afirmou ainda que o equipamento possui fácil manuseio e pode ser instalado facilmente na cozinha, além de possuir um designer arrojado.
Compostagem
Cuidar do lixo orgânico é importante, já que ele pode gerar consequências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias, fungos e o aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água. Para diminuir os resíduos orgânicos, é importante evitar desperdícios, mas quando o descarte é inevitável o ideal mesmo é fazer a compostagem.
fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/alem-de-produzir-adubo-composteira-inteligente-complementa-gas-domestico/?cHash=6c9c71427662ff1e18cde0cfc86135eb
NOTA do blog: Temática em ascensão e assunto inevitável da gestão dos resíduos.Já assistimos iniciativas na Europa de uso da composteiras  como forma de redução e reciclagem de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !