sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Tecido inteligente


Imagine um tecido capaz de manter a temperatura ideal do corpo do

atleta durante uma competição. E imagine mais! Que parte dos materiais dessa roupa seja feita a partir de fontes renováveis como o melaço da cana-de-açúcar. Imaginou?

Pois é, Priscila Ariane Loschi, vencedora da categoria ensino superior do Prêmio Jovem Cientista 2012 não só imaginou como fez. Ele desenvolveu um revestimento têxtil sustentável.

Em entrevista ao Blog, Priscila Ariane, que é aluna da Universidade

do Estado de Minas Gerais (UEMG), detalhou seu trabalho:

GE Reports Brasil: Por que os atletas precisam de roupas com tecidos especiais?
Priscila: Quando a temperatura do nosso corpo se altera, o desconforto é grande. Bastam 3ºC acima ou abaixo da média habitual (36,5ºC) para afetar nossas atividades. Por isso, proteger o atleta de aumentos e quedas bruscas de temperatura, de modo a manter uma zona de conforto, é fundamental para garantir o melhor desempenho. Uma forma de proteger o atleta é o uso de roupas com os chamados materiais de mudanças de fase (Phase Change Materials – PCMs), capazes de absorver ou liberar calor quando necessário.
GE Reports Brasil: Como sua pesquisa se encaixa neste contexto?
Priscila: Minha pesquisa está focada no polietileno glicol (PEG), que é um dos PCMs mais estudados.
GE Reports Brasil: Qual a novidade que seu trabalho traz?
Priscila: Com a minha pesquisa produzi um complexo polimérico com PEG e poli (ácido itacônico), dando origem a um material que serve como revestimento têxtil. Ao contrário de outros ácidos usados em estudos de PCMs, o poli (ácido itacônico) pode ser obtido a partir de fontes renováveis, como melaço de cana, por exemplo. Além de ser sustentável, o revestimento criado ajuda a fixar cores nas fibras têxteis, mantendo a tonalidade do tecido. Adicionalmente, ele pode ser usado não só para roupas de atletas, mas também para peças que usamos no nosso cotidiano.
Para saber mais sobre a pesquisa da Priscila clique aqui.
O Prêmio
O Prêmio Jovem Cientista foi instituído pelo CNPq em 1981. Ele conta

com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE. Na última terça-feira, 18 de dezembro, aconteceu a premiação dos ganhadores de 2012, que trabalharam o tema “Inovação Tecnológica nos Esportes”. Foram premiados os três primeiros colocados das categorias graduados, ensino superior e ensino médio. A cerimônia foi no Palácio do Planalto, em Brasília, (DF) com a presença da Presidente Dilma Rousseff.
fonte: http://brazil.geblogs.com/tecido-inteligente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !