domingo, 10 de fevereiro de 2013

Saúde realiza mutirão contra a dengue em Morro do Coco dia 5


Por Verônica Nascimento

Na tarde desta quarta-feira (30), o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, reuniu mais uma vez, diversos gestores municipais para tratar da questão da dengue em Campos Foto: Secom



Mais de 500 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com equipes das Secretarias de Obras, Serviços Públicos e outras, realizam na próxima terça-feira (5), um grande mutirão de combate à dengue em Morro do Coco e Conselheiro Josino. A previsão é que sejam visitados aproximadamente 5 mil imóveis e trabalhados 16 terrenos baldios.

O diretor do CCZ, César Salles, destaca que o trabalho de rotina foi reforçado em todo o município. “Criamos um calendário com mutirões menores em todos os bairros, inclusive aumentando a equipe de controle da dengue, com agentes de combate a roedores. Também intensificamos o controle aeroespacial do Aedes aegypti, com os fumacês e as motofogs”, informou o diretor.

Na tarde desta quarta-feira (30), o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, reuniu mais uma vez, diversos gestores municipais para tratar do problema da dengue em Campos. Conforme o secretário, considerando o número de casos da doença verificado em cidades do Noroeste Fluminense, que já vivem uma epidemia, a situação em Campos ainda é de trabalhar a prevenção. “São números distantes de expressar um quadro de epidemia, que aconteceria se, por exemplo, em um mês, atingíssemos cerca de 3 mil casos”, disse.

Até terça-feira (29), o Centro de Referência da Dengue (CRD) contabilizou 508 casos, 99% deles do sorotipo 4. “Felizmente, até o momento tivemos apenas 4 casos mais graves e menos de 30 internações. No entanto, frisamos que se trata de um novo sorotipo, para o qual ainda não temos imunidade e, assim, o mais importante é continuarmos combatendo os focos do mosquito transmissor, tirando 10 minutos por semana para verificarmos nossos quintais e eliminarmos qualquer material que possa acumular água e servir de criadouro da dengue”, ressaltou o secretário.

Assistência – Já o CRD está com uma média de 200 atendimentos a casos suspeitos por dia. “Temos casos diversos de diagnósticos diferentes de dengue e, por isso, voltamos a informar que, caso as pessoas apresentem sintomas de dengue, devem buscar uma das Unidades Básicas de Saúde 12h ou 24h, que estão prontas para o primeiro atendimento, que é a hidratação, e realizam o exame para diagnosticar a dengue, com resultado em um dia”, informou o diretor do CRD, Luiz José de Souza. 

- O Centro de Referência deve atender aos casos mais complexos, encaminhados por médicos e encaminhar os exames para definir a sorologia, o tipo de dengue. O número de casos está aumentando, mas este quadro já era esperado desde julho do ano passado, quando mapeamos o sorotipo 4 em Campos e passamos a capacitar nossos profissionais para atender conforme o protocolo de atendimento definido pelo Ministério da Saúde”, disse o diretor.


Postado por: Liliane barreto - 30/01/2013 20:03:00

Fonte: Site da PMCG



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !