segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Rumo ao Lixo Zero

Nada de metas ousadas. Mediante o crescimento da taxa de reciclagem obrigatória em 1,5% ao ano, o País de Gales dobrou a quantidade de lixo reaproveitado. 

Rumo ao Lixo Zero

O projeto, lançado há dois anos, almeja capacitar o país a reutilizar ou reciclar todo o lixo doméstico até 2050.
Em 2005, o País de Gales reciclava 23,1% do seu lixo doméstico, uma porcentagem baixa se comparada a outros países europeus, por exemplo, a Suécia, que recicla mais de 90% do lixo produzido. Em apenas seis anos, a taxa de reciclagem dos galeses mais que dobrou, chegando a 48%, em 2011. O segredo para tanto sucesso tem nome: o programa de gestão de resíduos Towards Zero Waste.
A ideia do projeto é capacitar o país para reusar ou reciclar todo o lixo doméstico até 2050. Para isso são aprovadas, anualmente, leis que estabelecem pequenas metas de aumento da taxa reciclagem. Assim, com um crescimento contínuo e estável de 1,5% ao ano e limitando a quantidade de resíduos biodegradáveis enviados para aterros, o País de Gales configura um exemplo para o mundo.
Segundo o Ministro do Meio Ambiente, John Griffiths, outra razão para esse bom resultado é que, agora, todas as autoridades locais oferecem serviços semanais de coleta de alimentos. “Essa medida não só minimiza o desperdício, no sentido daquilo que pode ser reusado ou reciclado, mas também nos faz indivíduos mais conscientes”, diz.
Entre 2010 e 2011, o país registrou um aumento de 4% na taxa de reciclagem nacional – 2,5% acima do mínimo estipulado por lei. Em alguns municípios os resultados foram ainda melhores. Em Conwy e no Vale de Glamorgan, por exemplo, o crescimento foi de 10%.
Fonte: http://asboasnovas.com/biosfera/rumo_ao_lixo_zero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !