quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Jornal Folha da Manhã - CORRIGINDO: "Insatisfação toma conta do bairro Caju"



Os moradores do Caju, situado ao lado do bairro Pecuária, não estão satisfeitos com a atenção que vêm recebendo das autoridades públicas e por isso reclamam da falta de redutores de velocidade em alguns cruzamentos, terrenos abandonados que atraem mosquitos e ratos, mato nas ruas e bueiros com tampas quebradas e cobertos de lixo. Além disso, os mais jovens reclamam da falta de uma quadra.


De acordo com a doméstica Carla Adriana Gomes, de 37 anos, que mora ao lado de uma área abandonada, o terreno serve como criadouro de ratos e outros animais peçonhentos.



— É muito ruim. Os ratos inva-dem a casa da gente. Sem contar os possíveis focos para o mosquito da Dengue que deve ter aos montes — reclamou.



A comerciante Jane Valadares, de 60 anos, disse que os ratos também vêm da sujeira dos bueiros. “Os bueiros são muito sujos e muitos deles estão com a tampa quebrada. Em dias de chuva, é muito ruim, pois nem todos são suficientes para escoar a água”, comentou a comerciante.



O coordenador de Fiscalização de Posturas, José de Riba-mar Lima, alertou que o proprietário de imóvel tem o dever de manter o terreno limpo e cercado. Ribamar lamentou que algumas pessoas ainda des-cartem resíduos em terrenos baldios e casas abandonadas e lembrou que, mesmo com a fiscalização pelo órgão, cada cidadão deve ser um fiscal e zelar pela limpeza de ruas e imóveis desocupados.



Ribamar ainda salientou que a fiscalização de terrenos e casas abandonadas é realizada regularmente em todas as áreas do município com infraes-trutura e que, em inspeções de rotina ou diligências decorrentes de denúncias, agentes do órgão identificam os imóveis utilizados para o despejo irregular de lixo e entulhos, além daqueles com excesso de vegetação por descuido do dono. Mediante à fiscalização, os proprietários são notificados para a limpeza e para que o imóvel seja cercado.



Sobre os bueiros, a Prefeitura informou que as tampas de bueiros alvo de vandalismo e furto. A secretaria de Obras e Urbanismo vai enviar uma equipe ao bairro para avaliar a situação.
Motoristas passam correndo pelas ruas
No cruzamento das ruas Doutor Matos com Santa Tereza, no Caju, os moradores pedem mais redutores de velocidade. 
O bombeiro militar Cosme Pessanha, de 53 anos, contou que vários acidentes acon-tecem na esquina dessas ruas.



— Os carros passam em alta velocidade aqui. Na rua Doutor Matos tem quebra-molas, mas são muito distantes um do outro. Deveria ter um em cada esquina, pois é uma rua de muito movimento — comenta.



Segundo o diretor de engenharia de trânsito da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Paulo Dias, a instalação de redutores de velocidade depende de uma avaliação prévia da Emut, mediante solicitação formal dos moradores. A avaliação é feita, com o objetivo de confirmação da real necessidade de colocação de redutores, nos locais onde realmente haja um fluxo de veículos que justifique a intervenção.
Limpeza pública é contestada por populares
O mato nas ruas do bairro Caju e a única praça do bairro sem quadra são outras reclamações dos moradores.



O aposentado Frederico de Souza, de 67 anos, disse que os matos atrapalham os pedestres nas calçadas.



— Temos que desviar de tudo. Como o mato é alto, in-comoda muito. Para nós idosos, que temos dificuldade de andar, é ainda pior — afirmou.



Já para o estudante Carlos Gomes, de 23 anos, o problema é outro. Para ele, o bairro precisa de uma quadra.



— A maioria das praças de outros bairros tem quadra e aqui no Caju o que não falta é terreno para construírem uma praça com quadra. A única que tem no bairro, só tem brinquedos para as crianças e quiosques — afirmou.



A cada 45 dias é realizado um mutirão de limpeza no bairro e, segundo o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a previsão é de que, na próxima semana, um novo mutirão seja realizado.

NOTA DA SSP:A matéria foi apurada na terça-feira dia 05/02.Através da SECON informei que já estávamos a partir desta data realizando MUTIRÃO DE LIMPEZA NO CAJU.
Outrossim,REITERO QUE NÃO HÁ MATOS NA RUA, mas nos TERRENOS BALDIOS e o Poder Público não limpa terreno de particular.

Em relação a área de lazer, a Prefeitura informou que a praça Catulo da Paixão Cearense, antiga praça da Árvore, que fica localizada em frente ao Cemitério do Caju, foi reformada em 2011 e não dispõe de espaço para construção de quadra.

Mário Sérgio
fonte: http://www.fmanha.com.br/geral/insatisfacao-toma-conta-do-bairro-caju-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !