terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Garotinho:O crescimento dos evangélicos no Brasil




Amanhã estarei dando uma entrevista ao correspondente do canal de televisão Bloomberg na América Latina sobre crescimento dos evangélicos no Brasil. É importante ressaltar que pelo Censo do IBGE de 2000 aqueles que se diziam protestantes eram 26,2 milhões, ou seja 15,4% da população. Pelo último dado oficial disponível, o Censo de 2010, esse número passou para 42,3 milhões, 22,2% dos brasileiros.

Mas o Brasil continua sendo um país amplamente católico. Segundo o IBGE, 64,6% afirmam ser católicos, o que em números absolutos dá 123,3 milhões que seguem o catolicismo. Fato interessante mostrado pelo Censo é que existem 15 milhões de pessoas que acreditam em Deus, mas se declaram sem religião.

Os espíritas somam 3,8 milhões de brasileiros e os seguidores das religiões afro-brasileiras (umbanda, candomblé e outras) somam quase 600 mil. No Brasil os evangélicos pentecostais e neo-pentecostais vêm apresentando um crescimento muito maior que a taxa de crescimento populacional, o que faz com que os técnicos do IBGE façam a previsão de que no ano 2040 o número de católicos e evangélicos seja igual em todo o país.

O Estado com maior percentual de católicos é o Piauí com 85,1%, e o menor é o Rio de Janeiro 45,1%. No Estado do Rio foi encontrado o maior percentual de espíritas com 4%. Segundo o IBGE em alguns municípios fluminenses de grande porte, o número de evangélicos já supera o de católicos como é o caso das cidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

No Brasil hoje existem 1.133 cidades com menos de 5% de evangélicos; em 71 cidades, sendo onze no Rio Grande do Sul o índice de evangélicos não alcança 1%. Em compensação a cidade mais protestante do Brasil também é gaúcha, chama-se XV de Novembro e tem 80,3% da população luterana, influência da colonização alemã.

Só queria lembrar que como um cristão consciente não me engano com a quantidade. Existe hoje um grupo numeroso de evangélicos especialmente no campo pentecostal que aderiu à "teologia da prosperidade" e vê Jesus apenas como Salvador, mas não como Senhor de suas vidas. 


Reprodução do jornal O Dia
Reprodução do jornal O Dia
Reproduzido do Blog do Garotinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !