sábado, 23 de fevereiro de 2013

Finlândia constrói navio ecológico com capacidade para quase 3 mil pessoas


06 de Fevereiro de 2013 • Atualizado às 11h49

A Finlândia construiu o navio Viking Grace, considerado um dos mais ecológicos do mundo. São mais de mil operários trabalhando pelo veículo sustentável, que será o primeiro transatlântico do mundo movido a gás natural liquidificado.
O navio ganhou forma na cidade de Turku, a mais antiga cidade finlandesa. O projeto é da empresa Viking Line, que recebeu certificação ambiental de todos os navios já construídos. Isso faz com que a companhia obedeça a certos critérios ecológicos e busque aperfeiçoar seu trabalho.
Para a primeira viagem o roteiro escolhido foi uma rota que une Turku a Estocolmo, capital da Suécia, com escala nas ilhas Aland. O Viking Grace tem capacidade para 2.800 passageiros e 200 automóveis. Para isso, ele possui 128 metros de comprimento, 32 metros de largura e 57 mil toneladas.
Apesar de grande, a dimensão deste navio fica atrás dos maiores transatlânticos do mundo construídos no mesmo estaleiro finlandês. São o Oasis of the Seas e o Allure of the Seas que possuem 361 metros de comprimento e 225 mil toneladas.
Se em tamanho ele não supera os maiores transatlânticos não se pode dizer o mesmo de sua eficiência energética. Ao utilizar gás natural como combustível, o navio reduzirá consideravelmente suas emissões de gases poluentes.
"Com seus motores impulsionados por gás natural, o modelo hidrodinâmico de seu casco e a nova tecnologia de isolamento de ruídos, o Viking Grace será o navio de passageiros mais ecológico e silencioso do mundo construído até o momento", afirmou à Agência Efe Kari Granberg, diretor da empresa finlandesa.
Encomendado em dezembro de 2010, o navio começou a operar no mês passado. Com a tecnologia empregada nele, as emissões de nitrogênio e partículas são reduzidas em 85% e os gases de efeito estufa em 15%, afirma a empresa em nota disponível no site da companhia. Com informações da Folha.
Redação CicloVivo
fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia/finlandia-constroi-navio-ecologico-com-capacidade-para-quase-3-mil-pessoas-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !