sábado, 2 de fevereiro de 2013

Descarte correto de lixo eletrônico já é realidade em Campos


Nos dias atuais ter um computador em casa deixou de ser luxo para se tornar uma necessidade. Equipamento usado por praticamente metade da população brasileira, é também o mais procurado em lojas especializadas ou de eletroeletrônicos. Embora sua utilização seja necessária, é importante que as pessoas saibam a correta destinação desses equipamentos quando não mais utilizados. Em Campos, apesar da população contar com um local adequado para descarte desses materiais, a procura ainda é baixa.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a secretaria recebe a quantidade máxima de até seis unidades total, e em casos de grandes quantidades, deve ser agendado com o órgão, através do Disque Limpeza: (22) 2726-4809, para que o mesmo encaminhe essas demandas a outros locais.
Ainda segundo Zacarias, a secretaria viabilizou parcerias com empresas privadas de reciclagem e desde 2010, vem recebendo esses materiais na sede. O secretário comentou que, os resíduos eletrônicos, TV, microondas, DVD, computadores, entre outros, não podem ser destinados para a coleta de lixo, nem descartados nas vias públicas ou áreas particulares. Não é permitido descartar computadores junto do lixo doméstico, que é coletado nas casas e empresas.

“O que nós pretendemos é fortalecer essa campanha, pois sabemos que em Campos existem de 140 a 160 mil usuários (entre pessoas físicas e jurídicas) de computadores, e boa parte desses indivíduos não descartam o lixo eletrônico corretamente. Nós disponibilizamos o ponto de entrega, porém a procura está aquém das nossas expectativas”, lamentou o secretário.
Pela nova Política Nacional de Resíduos, alguns resíduos obrigatoriamente devem retornar ao comerciante, fabricante e importador. Com a implantação da logística reversa, pilhas alcalinas, bateria, telefone celular e outros resíduos eletrônicos, além de lâmpadas fluorescentes, também devem ter o descarte adequado.

“Depois de encaminhados a nossa sede, esses materiais eletrônicos são separados, e posteriormente feito o desmantelamento desses computadores. Cada peça (plástico, metal, entre outros resíduos) é destinada para um reciclador específico. O destino final dessas sucatas é a reciclagem”, finalizou Zacarias.
Em Campos, o lixo eletrônico, formado por impressoras, computadores, CPUs, Nobreak’s, entre outros equipamentos, de pessoas físicas e jurídicas, podem ser enviados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV) localizado na sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, situada na Avenida José Alves de Azevedo, nº 102, Centro.
fonte: Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !