quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Coleta seletiva em Campos:2.800 toneladas de resíduos recicláveis coletadas em Campos


Por Lara Abreu


No ano passado o número atingiu a marca de 824 toneladas coletadas, como papéis, plásticos, papelão, garrafas PET, latinhas, entre outros materiais Foto: Secom



Mais de 2.800 toneladas de resíduos recicláveis já foram coletadas em Campos pelo Serviço de Coleta Seletiva, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, de janeiro de 2009 a dezembro de 2011. No ano passado o número atingiu a marca de 824 toneladas coletadas, como papéis, plásticos, papelão, garrafas PET, latinhas, entre outros materiais.

- No início do trabalho, a coleta seletiva era uma questão de consciência ambiental. Hoje é mais do que consciência, é responsabilidade com o meio ambiente e a limpeza da cidade, a partir da lei da política nacional de resíduos sólidos. A população deve adotar a atitude de separar o lixo, tanto para a coleta do poder público, quanto para coleta de associações, catadores avulsos e sucateiros. O mercado da reciclagem que é crescente, já movimenta em torno de 800 mil empregos e aproximadamente 1bi e 600 milhões na economia nacional – destacou o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, acrescentando, ainda, que a meta para este ano é aumentar a oferta da coleta pública.

Quatro caminhões percorrem o município, realizando a coleta de recicláveis, de segunda à sexta-feira, em 27 bairros e 128 pontos de entrega voluntária, entre condomínios, órgãos públicos e outros. Os resíduos, que contaminariam o meio ambiente e facilitariam a propagação de animais nocivos à saúde, são doados integralmente à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Família e Assistência Social. Os materiais reciclados passam por uma triagem, pelo processo de prensa e são comercializados, com a renda revertida em alimentos encaminhados às entidades cadastradas.


Postado por: Secom - 19/02/2013 10:22:00



fonte: site da PMCG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !