sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Boeing e BMW vão reciclar fibra de carbono

Boeing e BMW vão reciclar fibra de carbono


A BMW e a Boeing assinaram um acordo para encontrar formas de reciclar a fibra de carbono. A cooperação entre as duas empresas, assinada em Seattle, cidade natal da Boeing, é a primeira na história de qualquer uma das firmas, adiantou a BMW.
Este acordo surge numa altura em que ambas as empresas estão a aumentar a sua utilização de fibra de carbono, segundo a Boeing. No seu novo 787 Dreamliner, a Boeing utiliza 50% desta matéria. A BMW tem vindo a usar plástico reforçado de fibra de carbono nas carroçarias dos seus modelos BMWi – no próximo ano começa a vender o seu carro i3 de fibra de carbono encorpada e o i8 logo depois disso.
“Através desta cooperação, podemos combinar conhecimentos entre as nossas indústrias na área de soluções de produção sustentáveis”, disse Herbert Diess, um membro do conselho da BMW para o desenvolvimento.
O acordo de colaboração incidirá sobre a reciclagem do material, tanto durante a produção como no final de vida do produto. A BMW e a Boeing irão, assim, também partilhar as suas emissões de carbono nos processos de fabrico do material.
Larry Schneider, vice-presidente de desenvolvimento de produto da Boeing, defende que as empresas precisam de encontrar formas de recuperar e reutilizar a fibra de carbono para uma nova manufactura.
A sede da Boeing está localizada no estado de Washington, que é também onde está a SGL Automotive Carbon Fibers, centro de produção de fibras de carbono para uso exclusivo da BMW. As fibras de carbono em bruto da BMW viajam depois para as suas fábricas em Wackersdorf e Landshut, na Alemanha, onde são transformadas em tecido e processadas enquanto componentes dos veículos.
Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2012/12/19/boeing-e-bmw-vao-reciclar-fibra-de-carbono/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !