domingo, 17 de fevereiro de 2013

Após passagem de blocos, lixo se acumula em diversos bairros

Ruas e praias foram tomadas pela sujeira e mau cheiro


THAMINE LETA (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
Publicado:
Atualizado:


Lixo se acumula na Praia de Ipanema desde segunda-feira (11/02) quando ocorreu um bloco na Avenida Vieira Souto
Foto: Eduardo Naddar / Agência O Globo

Lixo se acumula na Praia de Ipanema desde segunda-feira (11/02) quando ocorreu um bloco na Avenida Vieira Souto Eduardo Naddar / Agência O Globo
RIO — Os blocos de rua pediram passagem e chegou ao fim mais um carnaval no Rio. Mas, apesar de mais de 12 horas do fim oficial da folia, a cidade permanece coberta de lixo. Duas das mais famosas e frequentadas praias da Zona Sul, Leblon e Ipanema, amanheceram com muito lixo acumulado nesta Quarta-Feira de Cinzas. Garrafas d’água e restos de coco foram deixados na areia. Garis da Comlurb, empresa responsável pela limpeza da cidade, não deram conta do trabalho e os próprios barraqueiros recolheram parte dos resíduos deixado pelo público dos blocos. Segundo os trabalhadores, o lixo está acumulado nas praias desde a segunda-feira. Bairros da região central, como a Lapa, por exemplo, que concentrou diversos blocos, ainda cheirava mal por volta das 11h.
De acordo com a Comlurb, o lixo está sendo recolhido da orla desde as 7h, mas, por volta das 9h, pouco havia sido feito. Ao todo, 110 garis estão trabalhando nas praias. A equipe atua com o apoio de dois caminhões pipa, três caminhões basculantes, uma pá mecânica, duas varredeiras grandes, uma pequena e um veículo lava a jato. Até a manhã desta quarta-feira, cerca de 400 toneladas de lixo foram recolhidas onde passaram os blocos. Houve aumento de 28% em relação a 2012, quando foram removidas 312 toneladas.
A presidente da Associação de Moradores do Leblon, Evelyn Rosenzweig, contou que a situação das ruas do bairro está lamentável:
— Fica claro que a Comlurb não está fazendo o trabalho como devia, e também a despreocupação do carioca com o nosso patrimônio. O lixo fica acumulado e a cada ano a festa aumenta e o crescimento de resíduo é assustador.
Sujeira
No Largo do Machado, a sujeira incomodava quem passava pelo local.
— Está horrível. A verdade é que os garis estão trabalhando, mas o brasileiro é muito mal educado, não tem jeito. Claro, podia ter mais gente da Comlurb trabalhando, assim seria mais rápido fazer a limpeza e conseguiríamos circular pelo bairro sem tropeçar em lixo ou sentir odores desagradáveis — afirmou o aposentado José Guedes.
A equipe de reportagem do GLOBO percorreu alguns bairros do Rio na manhã desta quarta-feira e constatou que Santa Teresa, por exemplo, estava com a limpeza em dia.
— O lixo por aqui foi recolhido bem cedo, e apesar do Bloco Carmelitas ter passado ontem (terça-feira), não vemos acúmulo na rua. Passei na Avenida Rio Branco na terça-feira e ali sim estava um caos — disse a jovem Janine de Souza.
Na Lapa, na Rua Mém de Sá com a Abaldino Amaral, os garis trabalhavam para conseguir juntar o lixo que tomava as ruas e calçadas. Às 10h ainda havia foliões que deixavam parte de suas fantasias jogadas em qualquer canto das ruas.
Mudança de comportamento
Segundo Vinícius Roriz, presidente da Comlurb, em 2013, foi percebida uma mudança de comportamento do folião, que demorou mais na dispersão dos blocos:
— Percebemos este ano uma mudança no comportamento do folião. Após o fim de cada bloco, a dispersão das pessoas ficou mais demorada. Ou seja, o bloco acabava e os foliões ainda estavam espalhados, o que dificultou muito a limpeza imediata. Não deixamos de fazer o recolhimento de resíduos em nenhum local, mas foi mais demorado por conta desse fator.


fonte: http://oglobo.globo.com/rio/apos-passagem-de-blocos-lixo-se-acumula-em-diversos-bairros-7566743






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !