segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Telhas de PET apresentam vantagem na construção civil

Cobertura de material reciclado resiste à alta temperatura e traz redução de custo para as obras.

Telhas de PET apresentam vantagem na construção civil

Brasil tem segunda maior taxa de recuperação de PET no mundo.
Segundo estudo de um grupo de alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Capinas), as telhas fabricadas a partir de PET reciclado (politereftalato de etileno ou o plástico usado em garrafas de refrigerante) apresentam vantagens em relação aos telhados de cerâmica.
A manufatura de telhas a partir do PET é um dos destinos dados ao material após a reciclagem.  Segundo o último censo da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET) o Brasil recolheu cerca de 260 mil quilos toneladas do plástico em 2009, e tem a segunda maior taxa de recuperação de garrafas no mundo, perdendo apenas para o Japão.
O processo de fabricação das telhas de cerâmica exige exploração de área natural para a retirada do barro. Além disso, com o tempo, esse material tem maior probabilidade de formação de mofo e fungos. Como o plástico é sintético, isso não acontece nas telhas de PET.
De acordo com a pesquisa ‘Utilização De Telhas De PET Reciclado Na Construção Civil’, os modelos de plástico são capazes de resistir a temperaturas mais altas do que as de cerâmica. Enquanto os telhados convencionais suportam uma temperatura de até 50°C, a alternativa de PET suporta uma máxima de 85°C.
Apesar das vantagens ambientais das telhas de PET, o custo das de cerâmica ainda é mais baixo. Para uma das autoras do estudo, Maria Franciscon, s preços mais altos dos telhados de plástico é de que ase justificam por conta do custo de produção, que ainda acontece longe dos grandes centros urbanos e usa técnicas novas no processo de transformação do material. No entanto, afirma Maria, “a diminuição nos custos para o construtor será na estrutura necessária para a sustentação das telhas, visto que estas são mais leves comparadas com as de cerâmica”.
Fonte: http://asboasnovas.com/biosfera/telhas_de_pet_apresentam_vantagem_na_construcao_civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !