sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Paisagistas ensinam a cuidar das plantas no calor


Maritza de Orleans e Bragança, Anna Luiza Rothier, Sonia e Daniela Infante mostram seus projetos resistentes ao verão

SUZETE ACHÉ
Publicado:
Atualizado:


Cabana canadense na região serrana, por Daniela e Sonia Infante: pinheiros, hera francesa, kaiazucas e bromélias Foto: Divulgação


Cabana canadense na região serrana, por Daniela e Sonia Infante: pinheiros, hera francesa, kaiazucas e broméliasDIVULGAÇÃO

RIO - Nesse Rio 45°, enquanto todo mundo sofre sob o sol (que não nos protege), o que fazer com as plantas? Em jardins, varandas ou vasos, elas resistem mais do que imaginamos. A paisagista Maritza de Orleans e Bragança diz que se surpreende com a adaptação das espécies. E recomenda duas regas diárias quando elas ficam muito expostas.
— Regar sempre pela manhã e no final da tarde, nunca sob o sol intenso pois as gotas de água sobre as folhas fazem o efeito de uma lente de aumento, queimando-as — recomenda ela, que acabou de lançar os jardins portáteis, feitos em esculturas de aço corten —Você pode levar o jardim para casa como se fosse uma peça de arte e os tamanhos variam muito, podem ter até 2m de largura.
Responsável pelo elogiado pátio interno do último Casa Cor Rio, a paisagista Anna Luiza Rothier, 40 anos de jardins, tanto pode estar trabalhando num projeto para uma fazenda quanto para uma jardineira numa calçada do Leblon. Sempre impecável e de bom humor, ela é discípula de Burle Marx e adora jardins tropicais.
— Gosto de criar, encontrar soluções para os sonhos dos clientes. Para aguentar o sol do verão aconselho as palmeiras cyca e as phoenix. Mas as flores também resistem se forem bem regadas, especialmente depois do pôr do sol. Para os vasos indico as ixoras, de fácil conservação — ensina.
Sonia e Daniela Infante, mãe e filha, tem o amor às plantas em seu DNA. São delas os projetos de paisagismo do Jockey e do Country Club. Daniela, agrônoma de formação, é ligada em preservação ambiental. Sonia é especialista em cor e são famosos seus jardins coloridos. Mas seu projeto mais ousado foi um jardim de 17 andares composto por 8 mil mudas para a missa campal celebrada pelo papa no Aterro, em 1997.
— Quando criamos um jardim não pensamos só na beleza, mas também que ele seja perene — afirmam elas, que mantém uma loja, a Arteiro, em Itaipava, com um grande acervo de móveis e objetos.
fonte: http://ela.oglobo.globo.com/vida/arquitetura/paisagistas-ensinam-cuidar-das-plantas-no-calor-7201534

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !