terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Campos avança no tratamento do lixo



16/jan/2013
  • Aterro em funcionamento em Conselheiro Josino coloca Campos em situação confortável na questão do Meio Ambiente
Aterro em funcionamento em Conselheiro Josino coloca Campos em situação confortável na questão do Meio Ambiente
Nos últimos anos, o município de Campos avançou consideravelmente no que diz respeito ao tratamento que vem sendo dado ao lixo doméstico, se enquadrando cada vez mais na lei número 12.305, de agosto de 2010, que corresponde à Política Nacional de Resíduos.
A lei, que institui diretrizes relativas à gestão integrada de gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos, desafia os municípios a tomarem medidas as quais torne viável ecologicamente a destinação dos resíduos diários, até agosto de 2014, caso contrário, serão submetidos a sanções penais da lei. Além do lixo doméstico, foram implantadas no município ações que destinam corretamente o lixo hospitalar, além da logística reversa, direcionada a diversos materiais aproveitáveis.
O Aterro Sanitário de Conselheiro Josino se enquadra na Política Nacional de Resíduos e possui estrutura adequada para comportar todos os resíduos que, para lá, são encaminhados. O aterro sanitário funciona desde fevereiro de 2011 e, anteriormente, atendia somente a região norte do município, até que o Aterro Controlado da Codin fosse completamente desativado, em junho de 2012, por decisão do Ministério Público, depois que a Aeronáutica constatou os riscos para a aviação devido à proximidade com o aeroporto Bartholomeu Lizandro. Segundo a Política Nacional, os aterros controlados devem ser extintos pelos municípios, já que mantêm a figura do catador e promovem práticas de agressão ao lençol freático.
Com toda a técnica para a manutenção de práticas adequadas ao Meio Ambiente, o Aterro Sanitário de Conselheiro possui capacidade para comportar os resíduos por mais 30 anos. O espaço possui seis células (corresponde a cada área de utilização), totalizando um espaço de 855 mil m². Para coletar os materiais prejudiciais ao meio ambiente, o local possui como base uma manta com ramais para a captação do chorume (material excretado pelo lixo), que após ser coletado, passa por Estações de Tratamento de Esgoto e é reaproveitado. Os ramais também são responsáveis pela captação do gás metano, que é posteriormente queimado. O lixo coletado pelos caminhões é descarregado na célula de origem, onde é feito espalhamento, compactação e este é coberto com argila.
O aterro sanitário recebe também os lixos hospitalares, que anteriormente passam por um sistema de autoclavagem. A unidade de tratamento de resíduos com tecnologia autoclave foi instalada numa área total de 1.470m² no distrito industrial da Codin, em Guarus, é a terceira do estado do Rio de Janeiro com a finalidade de dar o tratamento adequado ao lixo hospitalar.
A unidade tem capacidade de tratar três toneladas de resíduos por cada ciclo de 40 a 50 minutos em média e 5,5 toneladas ao dia. Seu sistema de esterilização compreende um aquecimento dos materiais recolhidos que chega a 150° C. Além do município de Campos, o autoclave também recebe os resíduos hospitalares de municípios vizinhos ou de empresas particulares que pagam por este serviço, que é único na região.
Convênios e programas melhoram quadro
Outras medidas para que o município se enquadre à Política Nacional de Resíduos se deram através de ações de logística reversa, como por exemplo, através do Eco Ponto Pneus, que recebe cerca de 10 mil pneus já utilizados por mês, impedindo que estes sejam descartados em ambientes públicos e tornem-se criadouros do mosquito da dengue. Além disso, o município lançou no mês de outubro de 2012 dez pontos de recolhimento de celulares e baterias usados em locais públicos no município, uma medida para impedir que sejam jogadas no meio ambiente substâncias causadoras de contaminação.
A secretaria também adotou medidas como o incentivo do recolhimento de embalagens de óleo combustível, através do projeto Jogue Limpo, uma parceria da secretaria de Serviços Públicos com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindcom), que recolhe em um mês, mais de 400 kg de embalagem.
Quando essas embalagens não são recicladas, elas podem gerar agravantes ambientais como, por exemplo, a formação de filmes de óleo não dissolvido na superfície aquática, que, por sua vez, interfere na troca de ar e resulta em diminuição do nível de oxigênio, desequilibrando o sistema natural. Porém, quando passam pelo processo de reciclagem, essas embalagens podem vir a ser sacos de lixo, solados, pisos, mangueiras e muitos outros objetos.
A Prefeitura também estabeleceu parceria com a empresa Reciclagem União para o recolhimento de lixos eletrônicos como CPUs, impressoras, prejudicam o meio ambiente se jogados no meio ambiente. Desde agosto, mais de 300 materiais deste gênero já foram encaminhados à Secretaria de Serviços Públicos e a intenção é que este número aumente ainda mais no próximo ano. Para sanar dúvidas em relação ao descarte de materiais, basta entrar em contato com a Secretaria de Serviços Públicos através do telefone 2724-2158.
Ex catadores - Os ex-catadores do antigo aterro sanitário da Codim, também estão recebendo qualificação em diversos cursos oferecidos na área de construção civil através de uma parceria com a secretaria de Trabalho e Renda do Município. Cerca de 230 ex catadores já foram qualificados e mais 230 estão em fase de aprendizado em cursos como alvenaria, hidráulica, soldas e pintura de pisos e azulejos.
O secretário de Trabalho e Renda do Município, José Alberto Nogueira, informa que todos os cursos oferecidos vai ao encontro do que o mercado de trabalho precisa. “Uma equipe multiprofissional formada por assistente social, psicólogo e pedagogo se encontra na Terra Prometida, avaliando o perfil vocacional de cada um”, acrescenta.
Fonte: http://www.odiariorj.com/campos-avanca-no-tratamento-do-lixo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !