terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bicicleta é produzida a partir de material reciclado

Com processo de fabricação não agressivo ao meio ambiente, bikes do inventor Juan Muzzi serão comercializadas a partir do mês que vem. 

Bicicleta é produzida a partir de material reciclado

“O projeto amadureceu na mesma medida em que cresceu a importância do uso de bicicleta em centros urbanos”
Começará a ser comercializada no Brasil, a partir de outubro, a Muzzicycle, bicicleta desenvolvida pelo uruguaio Juan Muzzi. Essa bike, ao contrário das tradicionais, não usa alumínio em sua fabricação, mas sim, material reciclado.
Muzzi, radicado no Brasil há 40 anos, teve a primeira ideia para a Muzzicycle em 1999. Mais de uma década se passou até que o veículo se tornasse realidade. “O projeto amadureceu na mesma medida em que cresceu a importância do uso de bicicleta em centros urbanos”, explica o inventor.
A fábrica de Muzzi tem parcerias com cooperativas de reciclagem que fornecem o material, transformado em matéria-prima para a criação de quadros de bicicleta por uma empresa terceirizada. Todo o processo de fabricação procura ser o menos agressivo possível ao meio ambiente. Elas não são soldadas e a sua coloração é feita com pigmentos injetados já no processo de molde, ou seja, não precisam ser pintadas.
Hoje, a Muzzicycle encontra-se em fase de produção. Primeiro serão atendidos os mais de dois mil pedidos feitos pelo site, e depois as bicicletas seguem para as lojas especializadas do país.
Outra intenção é a de entrar em contato com órgãos do governo para integrar o veículo a programas de mobilidade já existentes. A prefeitura de Indaiatuba, município no interior de São Paulo, já demonstrou interesse em disponibilizar as bikes em um de seus parques municipais. Outros países como o Uruguai, terra natal de Muzzi, se mostraram receptivos à iniciativa. Uma organização mexicana pensa em incorporar o projeto em uma região carente e com problemas de transporte.
Fonte: http://asboasnovas.com/biosfera/bicicleta_e_produzida_a_partir_de_material_reciclado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !