terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atrações do Meio Ambiente agradam público no Farol


Por Regina de Oliveira


O estande fica aberto todos os dias de 8h às 18h Foto: Secom


No Verão da Família 2013 não faltam atrações no estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), montado na Aldeia do Sol, no Farol de São Tomé. O espaço fica aberto ao público todos os dias de 8h às 18h. Neste sábado (19), não foi diferente. Moradores e veranistas de diferentes idades passaram pelo estande. Do lado de fora, já na chegada, dois aquários de água doce exibem peixes das espécies Pirarucu, Tambaqui, Tilápia, Matrichã, Piau e Piabinhas, Carpa, Japonês telescópio e Japonês de cores variadas. Segundo a responsável pelo estande, Rosimeri Ribeiro de Andrade, os aquários atraem quem passa pelo local tanto de dia quanto de noite.

- Das 18h a 1h, as luzes dos aquários ficam acesas e, mesmo depois, quando a iluminação é interrompida, as pessoas que passam param curiosas para verem os animais – contou Rosimeri, acrescentando que, a cada 15 minutos, grupos de 20 pessoas passam pelo local.

Mais se os aquários são o cartão de visita do estande, a distribuição de mudas é o grande evento. Pelo menos no sábado, a partir das 9h, quando, são distribuídas mudas de plantas frutíferas e de árvores de sombra. Em três semanas, pelo menos 450 mudas foram doadas. Segundo Rosimeri, neste sábado (19), em apenas duas horas, 100 pessoas levaram para casa um exemplar.

- Durante a semana, também, distribuímos mudas aos interessados em levar pra casa um pé de espécies frutíferas, como carambola, abio e acerola, ou de árvores de sombra, como ipê de jardim, a exótica Itamóia ou aroeira e pata de vaca, que são plantas medicinais. Só hoje, pelo menos, 250 mudas estão disponíveis no estande. Qualquer pessoa pode levar uma muda pra casa. Basta vir ao estande, apresentar um documento de identificação e escolher a planta que lhe interessa. Cada pessoa só pode levar uma muda – informou a responsável.

A dona de casa Ronilda Ribeiro, 42, foi uma das centenas de interessados em cultivar fruta fresca e sem agrotóxico no quintal. Moradora do Farol de São Tomé, ela enfrentou pela primeira vez a fila para levar para casa uma muda de abio.

- Acho importante essa iniciativa, porque precisamos respirar ar puro e nada melhor para isso do que plantar uma árvore. Além disso, nada se compara ao hábito saudável de comer fruta fresquinha, direto do quintal – destacou Ronilda.

Para Daniele Elias da Silva, 33, além de frutos sem agrotóxicos, as árvores oferecem sombra e fresca. Com um quintal grande, ela foi ao estande em busca de muda de abio. A planta, segundo ela, vai se juntar a outras árvores doadas em verões passados.

- Todo ano venho pegar uma muda. Quero ter um pomar. Já tenho pé de acerola, que já está dando frutos, mangueira, abacateiro, pé de pinha e de cajá. Agora é mais uma fruta pra se juntas aos pés de outros verões – brincou a dona de casa.

Moradora de Baixa Grande, a dona de casa Lílian Margareth Ferreira Campista Ribeiro, 24, não poupou esforços para levar para casa mudas de jaca, acerola e graviola.. Em companhia do marido, o operador de rede externa Daniel Sander Rodrigues Ribeiro, 28, e dos filhos, Sofia, 5, e Lucas, 2, ela foi à praia apenas para garantir fruta fresca para a família.

- Vim só para isso! A doação de mudas é uma iniciativa muito boa. Nada melhor do que colher fruta fresquinha do pé no quintal e sem agrotóxico – salientou Lílian.

Mais atividades – No domingo, das 9h às 12h, acontece o Ecotur, uma parceria com setor de Educação Ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente (SMMA) com o Departamento de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento e Petróleo e com a Sala Verde do IFF.

Às quartas-feiras, das 9h às 17h, filmes com temas ambientais são apresentados no Cine Ambiental. Nas quintas-feiras, a partir das 17h, ocorrem as solturas de tartarugas em parceria com o Projeto Tamar.

Durante todo o verão 2013, os visitantes podem prestigiar, no interior do estande, a exposição de exemplares de animais marinhos e amostras de água de rios da região; a Exposição Arte em Sucata eletrônica do artista plástico Ricardo Salgado; e exposição de artesanatos produzidos com garrafas pet por alunos do Projovem durante oficinas de reciclagem realizadas aos sábados, das 9h às 12h. Também, crianças de 2 a 12 anos podem se divertir e se refrescar no deck de piscinas ao lado do estande.


Postado por: Thábata Ferreira - 19/01/2013 17:27:00

fonte: site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !