terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Reunião pós-Rio+20 debate Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2015

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 19/12/2012


Seis meses após a Rio+20 - Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que aconteceu no Rio de Janeiro, em junho -, um grupo de mais de 50 pessoas -entre ministros e representantes da sociedade civil, do Legislativo e do Judiciário - se reuniu em Brasília, nesta terça-feira (18), para dar continuidade aos debates do evento. 


O encontro deu início às discussões a respeito da proposta brasileira para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - metas, nos moldes dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que foram acordadas durante a Rio+20 e serão assumidas por todos os países-membros da ONU a partir de 2015. 



Em setembro deste ano, durante Assembleia Geral da ONU que aconteceu em Nova York, o Brasil foi eleito um dos 30 países que participará do Grupo de Trabalho responsável pelo processo de construção dos ODS. Sendo assim, o país precisa apresentar, em 2013, sua proposta ao GT, que produzirá um documento que será discutido por todas as nações no Foro de Alto Nível do Desenvolvimento Sustentável, quando, finalmente, os Objetivos serão definidos oficialmente. 



Na primeira reunião brasileira a respeito do assunto, a erradicação da pobreza e um novo cálculo de medição do desenvolvimento dos países, que vá além do Produto Interno Bruto (PIB), já foram eleitos como temas prioritários na construção dos ODS.

fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/reuniao-pos-rio-20-objetivos-desenvolvimento-sustentavel-brasil-gt-729328.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !