domingo, 16 de dezembro de 2012

Responsabilidade Social e Ambiental do grupo OSX


A OSX, empresa integrante do Grupo EBX, considera a sustentabilidade condição indispensável desde a concepção, implantação, operação e até a finalização de suas atividades de negócios. A efetiva incorporação das diretrizes de sustentabilidade nos seus processos favorece o aperfeiçoamento contínuo do seu sistema produtivo e faz com que a OSX fortaleça a sua responsabilidade social e ambiental, por meio de ações estratégicas.
A OSX Construção Naval S.A, subsidiária da OSX dedicada à construção de unidades de produção para a indústria offshore, recebeu em junho de 2011 a Licença de Instalação para a Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu), com a responsabilidade de implantar o empreendimento dentro dos mais altos padrões de sustentabilidade que norteiam a atuação do Grupo EBX. A construção da UCN Açu foi iniciada em julho de 2011 e prevê entregas parciais de importantes seções do estaleiro, com entrada em operação já no primeiro trimestre de 2013 e conclusão da obras no segundo trimestre de 2014.
As contrapartidas socioambientais da UCN Açu (diretas e em atuação integrada com outras companhias do Grupo EBX) incluem:
• Alocação de cerca de R$ 34 milhões para obras de saneamento na Cidade de São João da Barra, além da adoção de medidas de proteção da biodiversidade local;
• Destinação de cerca de R$ 37 milhões para a implantação e manutenção de Unidades de Conservação ambiental;
• Iniciativas de capacitação e desenvolvimento das comunidades vizinhas;
• Implantação de plano de investimento social da pesca e agricultura na região;
• Implantação da Gestão Integrada do Território (GIT), modelo de gestão participativa, envolvendo poder público, empresas, instituições de ensino e outras organizações da sociedade civil, visando o desenvolvimento ordenado da região; e
• Criação da RPPN Caruara, a maior unidade de conservação privada do País destinada à conservação do ecossistema de restinga e a terceira maior do Bioma Mata Atlântica, com aproximadamente 3.845 hectares de área ambiental protegida.
• Execução de 42 Programas e Subprogramas de seu Plano Básico Ambiental (PBA) como, por exemplo, o Monitoramento de espécies da fauna aquática e terrestre, Monitoramento da flora, Monitoramento Socioeconômico do entorno, Educação Ambiental, e etc.
• Ainda em 2012, a OSX irá iniciar seu Projeto de Recomposição de Restinga, que terá a meta de plantio de 120 hectares até o primeiro semestre de 2013.
Vale destacar também que a OSX Serviços Operacionais S.A., subsidiária da OSX dedicada à operação de unidades de produção para a indústria offshore, obteve a certificação da BSI (The British Standards Institution) do seu Sistema de Gestão Integrada em conformidade com as normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 em apenas 115 dias após o início de operação do FPSO OSX-1. Essa é uma demonstração de compromisso com a segurança e saúde no trabalho, com a proteção ao meio ambiente e com a qualidade de seus serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !