domingo, 23 de dezembro de 2012

EGF alarga projecto-piloto de compostagem doméstica

A EGF, subholding do Grupo Águas de Portugal, está a alargar um projeto-piloto de compostagem doméstica a oito empresas gestoras de sistemas de tratamento de resíduos sólidos urbanos. O projeto foi lançado inicialmente na região da Alta Estremadura e é agora estendido a outros sistemas, que servem uma área com cerca de 11 mil habitantes em 97 Municípios, representando 47 por cento do território continental.
O projeto-piloto de compostagem doméstica foi desenvolvido pela Valorlis, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos na região da Alta Estremadura. Com início em 2007, esta iniciativa abrange já 53 freguesias, com 8370 compostores entregues, tendo sido valorizadas 13982 toneladas de resíduos orgânicos.
Dado o sucesso do projeto, e considerando os objetivos nacionais de desvio de resíduos biodegradáveis de aterro até 2016, a EGF está a estender este projeto, financiado em 75 por cento pela Agência Portuguesa do Ambiente, a outros sistemas multimunicipais de gestão de resíduos.
Assim, em cada sistema multimunicipal, e em parceria com as juntas de freguesia selecionadas, serão distribuídos compostores domésticos a munícipes que reúnam as condições necessárias para a prática da compostagem doméstica, nomeadamente habitação com espaço exterior suficiente e agregados familiares com um número médio de três elementos. O processo de compostagem será devidamente explicado através de ações de sensibilização. Numa primeira fase, o projeto irá abranger um universo de 11 mil habitantes, através da distribuição de 2128 compostores e a realização de 130 ações de sensibilização.
Esta é uma iniciativa integrada na Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que tem por objetivo sensibilizar, à escala europeia, a população para a o tema da prevenção da produção de resíduos, e que decorre de 17 a 25 de Novembro.
*fonte:http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=12882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !