quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Por que os besouros invadem as cidades do interior na primavera?

Oráculo 25 de outubro de 2012

Vocês sabem responder por que nesta época do ano, especialmente no interior de São Paulo, saem besouros pra todo lado?! É agoniante, viu? rs
Thais Fernandez, @thaillino

Nossa, que baita ideia.
É difícil responder a pergunta sem saber a cidade e o tipo de besouro ao qual você se refere, Thais. Rs.
Porém, o biólogo Gabriel Biffi também é do interior de São Paulo (locomotiva do Brazzzzzz)e desconfia que você esteja incomodada com a presença dos besouros da famíliaScarabaeidae, popularmente chamados de escaravelho ou, meu preferido, rola-bosta. Esses insetos normalmente invadem as cidades interioranas nessa época do ano por um único e nobre motivo: transar.
Após passarem quase o ano inteiro em fase de larva, eles finalmente atingem a fase adulta no fim da estação seca e no início do período de chuvas. Ou seja, tipo agora. Os adultos, então, saem para se reproduzir e são atraídos pelas luzes das cidades. Biffi conta que o interior é mais atingido pelos besouros porque as áreas rurais estão mais próximas das zonas urbanas. “Nas áreas de matas, plantações e pastagens os besouros dispõe de maior oferta de alimentos e locais para depositarem seus ovos”, completa o biólogo.
(crédito da imagem: jaci XIII)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !